-
Scientific associations as agents in a field of forces: thinking strategies for the area of Art||As associações científicas como agentes num campo de forças: pensando estratégias para a área de Arte
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper, originally presented at the roundtable “National associations: Connections between association, formation, and educational policies” that took place at XXVIII Confaeb, discusses the role and importance of scientific associations. It is proposed to understand the scientific associations, especially the Brazilian Arts associations, as agents in a field of forces: the scientific field. Thus, associations are understood as agents capable of engendering strategies aimed at changing the orthodoxy of the scientific field. It is defended the union of the efforts of the associations of the area of ??Art for collective actions in favor of public policies that respect the artistic languages ??as essential knowledge for the democratic formation of the Brazilians. This requires internal and external evaluations, fine-tuning speeches and structuring joint actions especially, but not exclusively, with the Ministry of Education.||Neste texto, apresentado originalmente na mesa-redonda “Associações Nacionais: conexões entre associação, formação e políticas educacionais” que teve lugar no XXVIII Confaeb, discute-se o papel e a importância das associações científicas. Propõe-se compreender as associações científicas, especialmente as associações brasileiras da área de Artes, como agentes num campo de forças: o campo científico. Desta forma, compreende-se as associações como agentes capazes de engendrar estratégias que visem a alteração da ortodoxia do campo científico. Defende-se a união dos esforços das associações da área de Arte para ações coletivas em prol de políticas públicas que respeitem as linguagens artísticas como conhecimento essencial para a formação cidadã e democrática dos brasileiros e brasileiras. Para tal, é necessário avaliações internas e externas, afinando discursos e estruturando ações conjuntas especialmente, mas não exclusivamente, junto ao Ministério da Educação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Data
16 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17414 | 10.36025/arj.v6i1.17414
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Autor)
Fonte
Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; Vol. 6 No. 1 (2019): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art | Dossier: ABRACE 20 Years: Celebrating Diversity | Dossier: XXVIII National Congress of the Art/Educators Federation of Brazil | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; v. 6 n. 1 (2019): Perspectivas multidisciplinares no campo da arte | Dossiê: ABRACE 20 Anos: Celebrando a Diversidade | Dossiê: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil | 2357-9978 | 10.36025/arj.v6i1
Assuntos
Music | ABEM | Scientific associations | Scientific field | Field of force | Música | Abem | Associações científicas | Campo científico | Campo de forças
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion