-
(Self)formative perceptions of teachers in prison education: pathways for a freeing education||Percepções (Auto)Formativas de Docentes na Educação em Prisões: caminhos para uma educação libertadora
- Voltar
Metadados
Descrição
Seeks to analyze the (self)formative perceptions of teachers of the Education for People in Situation of Restriction/Deprivation of Liberty. The methodology adopted by means of a qualitative approach aims to understand the repercussions of the experiences lived by five teachers on their professional/personal development, with data collected in semi-structured interviews. The analysis reveals aspects related to the conceptions of education as a process of formation and transformation; the importance of an ethical perspective for teaching in prison environments; and trust in the human being, as values resulting from the relationship educators-students. Regarding to pedagogical practices, the interviewees highlight that, despite the lack of specific training, they strive to implement actions that may enhance education in penal establishments as an instrument capable of providing to those involved in it constant reflections on the educational act itself, that mobilize fundamental dimensions of life and professional performance.||Esta Pesquisa busca analisar percepções (auto)formativas de professores da Educação para Pessoas em Situação de Restrição/Privação de Liberdade. A metodologia adotada através de uma abordagem qualitativa teve como objetivo compreender as repercussões das experiências vividas por cinco professores sobre o seu desenvolvimento profissional/pessoal, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise revelou aspectos relacionados as concepções de educação como um processo de formação e transformação; a importância de uma perspectiva ética para ensinar em ambientes de encarceramento; e a confiança no ser humano, como valores resultantes da relação educadores(as)-educandos(as). No que se refere às práticas pedagógicas, os(as) entrevistados(as) destacaram que apesar da carência de formação específica, se esforçam para implementar ações que potencializem a educação nos estabelecimentos penais como um instrumento capaz de propiciar aos que nela atuam e estão envolvidos, constantes reflexões sobre o ato em si, que mobilizam dimensões fundamentais da vida e da atuação profissional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Almeida, Amanda Oliveira | de Souza, Orlando Nobre Bezerra
Data
3 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16718 | 10.5585/dialogia.n34.16718
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 34 (2020): jan./abr.; 219-232 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Prison Education | Formation | Profession and life | Educação em Prisões | Formação | Profissão e Vida
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion