-
Significant learning in the contexto of remote teaching||Aprendizagem significativa no contexto do ensino remoto
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper registers part of a professional Master's research entitled "Communication and information technologies as a motivational factor for elementary education". The studies were then expanded on meaningful learning considering the context of remote education with the adoption of the suspension of face-to-face classes due to the pandemic of COVID-19. It presents a description of what this learning is, in what conditions it can occur and the initial formulations on the theme from the perspective of scholars like Ausubel and his collaborators and possibilities of teaching and learning using ICT - Information and Communication Technology for the educational process. Such formulations and studies provide a reflection on the possibilities of these resources as facilitators in the construction of knowledge by the elementary school student in a significant and critical way. The research unveiled social inequalities of students in a public educational institution and gaps in teacher training in the use of technological resources.||O presente artigo registra parte de uma pesquisa de um mestrado profissional intitulada “As tecnologias de comunicação e informação como fator motivacional para o ensino fundamental”. Os estudos foram, em seguida, ampliados acerca da aprendizagem significativa considerando o contexto do ensino remoto com a adoção da suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19. Apresenta-se uma descrição do que vem a ser essa aprendizagem, em que condições ela pode ocorrer e as formulações iniciais sobre o tema a partir da visão de estudiosos como Ausubel e seus colaboradores e possibilidades de ensino e aprendizagem com uso de TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação para o processo educativo. Tais formulações e estudos propiciam uma reflexão quanto às possibilidades desses recursos como facilitadoras na construção do conhecimento pelo aluno do Ensino Fundamental de forma significativa e crítica. A pesquisa desvelou desigualdades sociais dos educandos de uma instituição pública de ensino e lacunas na formação docente no uso de recursos tecnológicos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cruz, Jucelia | Tavares, Elisabeth dos Santos | Costa, Michel
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17760 | 10.5585/dialogia.n36.17760
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 411-427 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Information and Communication Technology | Meaningful learning | Remote Teaching | Tecnologia Digital de Informação e Comunicação | Aprendizagem significativa | Ensino Remoto
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion