-
Siting the discuss ion on the evaluation of postgraduation: the studies of the field by the field||Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo
- Voltar
Metadados
Descrição
Even as the other levels of education, postgraduate studies in Brazil have undergone a process of significant expansion and with this, studies and debates on the subject have been increased, especially with regard to its evaluation process. Therefore, the present study aims to situate the debate about the evaluation of the postgraduate, based on the survey of the bibliographic production in studies published in qualified journals. Besides mapping the theme, the present analysis seeks to bring the main discussions present in this kind of production. The survey carried out on the evaluation of postgraduate studies allows to assert that there is no consensus in the debate, and opinions about the evaluation system differ, even though there is an emphasis on intellectual production in its different aspects. In this sense, “the field”, despite disputes, has yet to refer to performativity as a strategy to make the quality of Brazilian postgraduate students.||Assim como os demais níveis de ensino, a pós-graduação stricto sensu no Brasil tem passado por um processo de significativa expansão e, com isso, ampliam-se os estudos e debates acerca da temática, especialmente no que tange ao seu processo de avaliação. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o debate acerca da avaliação da pós-graduação, a partir do mapeamento da produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos qualificados, no período de 1999 a 2017. Além de mapear o tema, o presente trabalho busca trazer as principais discussões presentes nesse tipo de produção. O estudo realizado acerca da produção sobre avaliação da pós-graduação permite afirmar que não existe consenso no debate, sendo que as opiniões sobre a sistemática de avaliação divergem, muito embora se verifique a ênfase para a produção intelectual em seus diversos aspectos. Nesse sentido, ‘o campo’, apesar das disputas e dissensos, ainda tem referenciado a performatividade como estratégia de viabilização da qualidade da pós-graduação brasileira.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Magalhães, Ana Maria da Silva | Real, Giselle Cristina Martins
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7947 | 10.5585/eccos.n46.7947
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 46 (2018): Artigos; 131-148 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Evaluation. Mapping. Postgraduate. | Avaliação. Mapeamento. Pós-Graduação Stricto Sensu.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion