Descrição
Ao tatear novos caminhos que incorporem as possibilidades narrativas que o ambiente web tem proporcionado, o jornalismo encontra na produção multimídia uma trilha que, aparentemente, o reconecta aos princípios da grande reportagem, em um possível diálogo com as estratégias clássicas do gênero. No entanto, o atual contexto da Comunicação, tão marcado pela disputa acirrada por público e pela exacerbação da imagem, parece colocar essas produções multimídias mais próximas de um universo configurado pelos artifícios de representação do real – esta, assentada em um processo que Lipovetsky e Serroy (2015) denominam “estetização do mundo”. Tal cenário é discutido, neste texto, a partir do projeto multimídia “As Quatro estações de Iracema e Dirceu”, do jornal Diário Catarinense, na perspectiva do hibridismo conceitual e analítico sobre narrativa, linguagem e interações midiatizadas.Palavras-chave: webdocumentário, narrativas, convergência midiática.||When trying new paths that incorporate the narrative possibilities that the web environment has provided, journalism finds in the multimedia production a trail that apparently reconnects it to the principles of the great reportage, in a possible dialogue with the classic strategies of the genre. However, the current context of the Communication, so marked by the fierce competition for the public and by the exacerbation of the image, seems to place these multimedia productions closer to a universe configured by the artifices of representation of the real – this based on a process that Lipovetsky and Serroy (2015) denominate “aestheticization of the world”. Such scenario is discussed in this text from the multimedia project “The Four Seasons of Iracema and Dirceu”, from the newspaper Diário Catarinense, from the perspective of conceptual and analytical hybridity on narrative, language and mediated interactions.Keywords: webdocumentary, narratives, media convergence.