-
Social Curation and Critical Information Literacy as form of combat desinformatione: a case study on YouTube||Curación Social y Competencia Crítica en Información como supuestos para combatir la desinformación: un estudio de caso en YouTube||A Curadoria Social e a Competência Crítica em Informação como pressupostos de combate à desinformação: um estudo de caso no YouTube
- Voltar
Metadados
Descrição
Objective: Understand how social curation has contributed to the construction of critical information skills as a combative form to desinformation on YouTube. Methodology: It presents a case study, with a qualitative approach, with content analysis of the videos from the Tese Onze channel on Youtube, based on social curation and critical information literacy. Results: Priority categories were adopted in content analysis, which allows analyzing the variables found. They are: i) alternative informational spaces; ii) critical informational sense; and iii) use of constructed information. Considerations: As an alternative to dismantling the phenomenon of disinformation, there is a potential for the correlation between Social Curator, as a possibility of collective construction of content, combined with critical information literacy that develops as a movement of practice.||Objetivo: Comprender cómo la curación social ha contribuido al desarrollo de habilidades de información crítica de una manera combativa a la desinformación en YouTube. Metodología: Presenta un caso de estudio, con enfoque cualitativo, con análisis de contenido de los videos del canal Tese Onze en YouTube, basado en la curación social y la competencia crítica en la información. Resultados: Se adoptaron categorías de prioridad en el análisis de contenido, lo que permite analizar las variables encontradas. Son: i) espacios informativos alternativos; ii) sentido informativo crítico; y iii) uso de información construida. Conclusiones: Como alternativa para desmontar el fenómeno de la desinformación, existe un potencial de correlación entre Curaduría Social, como posibilidad de construcción colectiva de contenidos, combinada con la competencia crítica en la información que se desarrolla como un movimiento de práctica.||Objetivo: Compreender como a curadoria social tem contribuído para o desenvolvimento de competências críticas em informação de maneira combativa às desinformações no YouTube. Metodologia: Apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos vídeos do canal Tese Onze, no YouTube, com base na curadoria social e competência crítica em informação. Resultados: Adotaram-se categorias prioritárias na análise de conteúdos, que permitem analisar as variáveis encontradas. São elas: i) espaços informacionais alternativos; ii) senso crítico informacional; e iii) uso da informação construída. Conclusões: Como alternativa para desarticular o fenômeno da desinformação, constata-se o potencial da correlação entre a Curadoria Social, enquanto possibilidade de construção coletiva de conteúdo, e a Competência Crítica em Informação, que se desenvolve como um movimento de prática.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Miranda, Majory Karoline Fernandes de Oliveira | Arruda, Anderson Matheus Alves | Viana, Anna Raquel Lemos | Santos, Wérleson Alexandre de Lima
Data
3 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/46062 | 10.5433/1981-8920.2023v28n2p180
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Informação & Informação | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Informação & Informação; v. 28 n. 2 (2023): Informação & Informação; 180-206 | 1981-8920
Assuntos
Competência crítica em informação | Desinformação | Curadoria social | YouTube | Critical Information Literacy | Disinformation | Social Curation | YouTube | Competencia Crítica en Información | Curación Social | Desinformación | YouTube
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion