-
Social memory and regionalist discourse in the song “BelémPará-Brasil”||Memória social e discurso regionalista na canção “Belém-Pará-Brasil”||Memória social e discurso regionalista na canção “Belém-Pará-Brasil”
- Voltar
Metadados
Descrição
This work is an analysis of the original recording of the song Belém-ParáBrasil, from the Paraense rock group Mosaico de Ravenna. The goal is to take this music as a lyrics-sound ensemble that, in its aesthetic-political construct, argues for identity presuppositions that, however, are historically located - the late 1980s - but which projected themselves beyond this context. Its creation and preliminary circulation, being actuated asdiscursive power in others, diverse and distinct, moments and social spaces. Certainly due to its discursive characteristic, the song has become an object of cultural significance highlighted in the field of popular music of the city, even being raised to the condition of a "hymn". Therefore, it is unavoidable to draw a relationship between the intonative actions of its soundliteral economy and a social memory projected thereafter.||Este trabajo es un análisis de la grabación original del tema “Belém-Pará-Brasil”, del grupo de rock de Pará Mosaico de Ravena. El objetivo es tomar la música como un conjunto letra-sonido que, en su constructo estético-político, propone supuestos identitarios que, sin embargo, se ubican históricamente -finales de los 80-, pero que se proyectaron más allá de este contexto de su creación y circulación preliminar, siendo utilizado como poder discursivo en otros momentos y espacios sociales, diversos y distintos. Por su carácter discursivo, la canción se convirtió en objeto de trascendencia cultural en el ámbito de la música popular de la ciudad, llegando incluso a elevarse a la condición de “himno”. Por ello, es fundamental trazar una relación entre las acciones entonantes de su economía sonoro-literal y una memoria social que se proyecta a partir de entonces.||Este trabalho é uma análise da gravação original da canção “Belém-Pará-Brasil”, do grupo paraense de rock Mosaico de Ravena. O objetivo é tomar a música como um conjunto letra-sonoridade que, em seu constructo estético-político, propugna pressupostos identitários que, todavia, se encontram historicamente localizados - o final da década de 1980 -, mas que se projetaram para além desse contexto de sua criação e preliminar circulação, sendo acionado como potência discursiva em outros, diversos e distintos, momentos e espaços sociais. Devido a essa sua característica discursiva, a canção se tornou um objeto de significação cultural destacado no campo da música popular da cidade, chegando mesmo a ser elevada à condição de um “hino”. Por isso, é incontornável traçar uma relação entre as ações entoativas da sua economia sonoro-literal e uma memória social que se projeta a partir de então.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1980 | Brasil; 1980 | Brasil; 1980
Autor
Moreira, Nélio Ribeiro
Data
28 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13163 | 10.20396/muspop.v6i2.13163
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Nélio Ribeiro Moreira
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 6 No. 2 (2019): Música popular nordestina e mercado (1950-2010); 95-116 | Música Popular em Revista; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Música popular nordestina e mercado (1950-2010); 95-116 | Música Popular em Revista; v. 6 n. 2 (2019): Música popular nordestina e mercado (1950-2010); 95-116 | 2316-7858
Assuntos
Belém-Pará-Brasil | Identidade regional | Memória social | Belém-Pará-Brasil | Regional identity | Social memory | Belém-Pará-Brasil | Identidad regional | Memoria social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto