-
Social Skills for medical students: training for stress reduction||Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse
- Voltar
Metadados
Descrição
Objectives: to promote the reduction of stress in medical students through training in social skills and identify the relationship between stress and interpersonal repertoire. Methods: Stress Inventories were used for Adults Lipp and the Del Social Skills Prette and Del Prette, for evaluations before and after the intervention, twelve students of a private institution, a seven sessions program of practical exercises built based on the skills deemed deficient. Results: after the intervention found to reduce stress levels in 58% of participants. Among the cases of stress reduction, there was improvement in general social skills (57%) on the positive feeling expression (87%) and self-aggression (57%). Conclusion: we observed training effects in reducing the stress but as the analysis of the correlation between social skills and stress was not statistically significant further studies should be conducted.||Objetivos: promover a redução de estresse em estudantes de Medicina por meio do treinamento em habilidades sociais e identificar a relação entre o estresse e o repertório interpessoal. Métodos: foram utilizados os Inventários de Estresse para Adultos de Lipp e o de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette, para as avaliações antes e depois da intervenção, em doze universitários de uma instituição privada, num programa de sete sessões de exercícios práticos construídos com base nas habilidades consideradas deficitárias. Resultados: após a intervenção detectou-se a redução de níveis de estresse em 58% dos participantes. Entre os casos de diminuição de estresse, constatou-se melhoria nas habilidades sociais gerais (57%) relativas à expressão de sentimento positivo (87%) e autocontrole da agressividade (57%). Conclusão: observaram-se efeitos do treinamento na diminuição do estresse, mas como a análise da correlação entre habilidades sociais e estresse não apresentou significância estatística novos estudos devem ser conduzidos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Danielle Ruiz de | Luna, Renata Cristina Molina de | Moreira, Mércia Silva | Marteleto, Marcia Regina Fumagalli | Duran, Cinthya Cosme Gutierrez | Dal Mas Dias, Elaine Teresinha
Data
4 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/6047 | 10.5585/conssaude.v15n1.6047
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 ConScientiae Saúde | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
ConScientiae Saúde; v. 15 n. 1 (2016); 30-37 | 1983-9324 | 1677-1028
Assuntos
Stress | Students | Intervention. | Estresse | Estudantes de Medicina | Intervenção.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion