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Socialization and early childhood education – an essay||l’socialisation et education des enfants – un essai||A socialização e a educação infantil – um ensaio
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Metadados
Descrição
This essay analyzes the scope of classical sociological theories that discussed the concept of socialization. Durkheim’s functionalist perspective and Berguer and Luckman’s Sociology of knowledge are revisited from the emergence, in the Brazilian context, of Early Childhood Education institutions. Such a task is performed in the light of theories that understand socialization as a process that is more interactive than reproductive. The argument defended is that, today, the classic notions of socialization are insufficient due to the new legal configurations of Brazilian Early Childhood Education. Such legislation recognizes nurseries and preschools as children’s rights, which are now conceived as active social actors in their own socialization. ||Cet essai analyse la portée des théories sociologiques classiques qui ont discuté le concept de la socialisation. La perspective fonctionnaliste de Durkheim et la sociologie de la connaissance de Berger et de Luckmann y sont revisitées à partir de l'émergence, dans le contexte brésilien, de l’école maternelle. On propose cette entreprise à la lumière des théories qui comprennent la socialisation comme un processus plus interactif que reproductif. En fonction des nouvelles configurations juridiques de l'éducation infantile brésilienne, reconnue comme un droit des enfants (et de leurs familles), on pense que les notions classiques de socialisation ne sont plus suffisantes. Ces législation reconnaît les crèches et les écoles maternelles comme des droits de l'enfant, qui sont désormais conçus comme des acteurs sociaux actifs dans leur propre socialisation. ||O ensaio analisa os alcances das teorias sociológicas clássicas que discorreram sobre o conceito de socialização. A perspectiva funcionalista de Durkheim e a sociologia do conhecimento de Berguer e Luckman são revisitadas a partir da emergência, no contexto brasileiro, das instituições de educação infantil. Tal empreendimento é realizado à luz de teorizações que compreendem a socialização como um processo mais interativo do que reprodutivo. O argumento defendido é o de que, na atualidade, as noções clássicas da socialização se mostram insuficientes em função das novas configurações legais da Educação Infantil brasileira. Tal legislação reconhece creches e pré-escolas como direito das crianças, que passam a ser concebidas como atores sociais ativos na própria socialização.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Sandro Vinicius Sales dos
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10621 | 10.5585/eccos.n52.10621
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e10621 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Socialization | Early Childhood Education | Classical Sociology. | ocialisation | Education infantile | Sociologie classique. | Socialização | Educação Infantil | Sociologia clássica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion