-
Socioemotional aspects in the teacher-student relationship and school learning: : a literature review||Aspectos socioemocionales en la relación profesor-alumno y el aprendizaje escolar:: una revisión de la literatura||Aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e aprendizagem escolar: : uma pesquisa bibliográfica
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses the socio-emotional aspects of the teacher-student relationship and school learning. Authors such as Henri Wallon, José Carlos Libâneo and Paulo Freire compose the theoretical perspective adopted. The bibliographic research was carried out through the selection of scientific articles published in the period from 2011 to 2021. It was found that the socio-emotional relationships between teachers and students are approached as a possibility to favor the construction of knowledge or from the recurrence of authoritarian teaching actions . In the analyzed scientific texts, the lack of affection in relationships with students who do not meet an idealized model of student is also highlighted. Finally, there is a need for studies that have as their field of investigation the final years of Elementary School and that relate socio-emotional aspects with data such as frequency, repetition, dropout, interest and school performance of students, to verify possible correlations and implications.||El artículo discute los aspectos socioemocionales de la relación profesor-alumno y el aprendizaje escolar. Autores como Henri Wallon, José Carlos Libâneo y Paulo Freire componen la perspectiva teórica adoptada. Se realizó una investigación bibliográfica a través de la selección de artículos científicos publicados en el período de 2011 a 2021. Se encontró que las relaciones socioemocionales entre docentes y estudiantes son abordadas como una posibilidad para favorecer la construcción del saber o de la recurrencia de acciones docentes autoritarias. En los textos científicos analizados también se destaca la falta de afecto en las relaciones con estudiantes que no cumplen con un modelo idealizado de estudiante. Finalmente, existe la necesidad de estudios que tengan como campo de investigación los últimos años de la Enseñanza Fundamental y que relacionen aspectos socioemocionales con datos como frecuencia, repitencia, deserción, interés y desempeño escolar de los estudiantes, a fin de verificar posibles correlaciones e implicaciones.||O artigo focaliza os aspectos socioemocionais na relação professor-aluno e os efeitos na aprendizagem escolar a partir da análise de produção científica sobre o tema. Autores como Henri Wallon, José Carlos Libâneo e Paulo Freire compõem a perspectiva teórica adotada. Realizou-se pesquisa bibliográfica através da seleção de artigos publicados entre 2011 e 2021 no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Constatou-se que, nos diversos contextos escolares focalizados, as relações socioemocionais são abordadas como possibilidade de favorecer a aprendizagem ou a partir da recorrência de ações docentes autoritárias. Destaca-se ainda a falta de afetividade nas relações com estudantes que não atendem a um modelo idealizado de aluno. Por fim, indica-se a necessidade de estudos sobre os anos finais do Ensino Fundamental e que relacionem aspectos socioemocionais com dados como frequência, repetência, evasão, interesse e desempenho escolar, a fim de verificar-se correlações e implicações.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bachini Neves, Hugo | Araújo Esperança, Joice
Data
6 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7108 | 10.36704/eef.v27i51.7108
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Hugo Bachini Neves, Joice Araújo Esperança
Fonte
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20 | Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20 | Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20 | 2317-0093 | 10.36704/eef.v27i51
Assuntos
Escola | Relação professor-aluno | Ensino | Afetividade | School | Teacher-student relationship | Teaching | Affectivity. | Escuela. | Relación profesor-alumno | Enseñando | Afectividad
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion