Descrição
This article aims to point out some lines of force in the poetry of Solano Trindade (1908-1974), one of the most important figures in Afro-Brazilian poetry. Trindade’s artistic production was concentrated between the 1930’s and 1960’s, period within which the author established himself as a militant in favor of black populations and popular art movements, participating in the Teatro Experimental do Negro (TEN) and founding the Teatro Popular Brasileiro (TPB). His poetry was also circumscribed within these two limits of action, managing to fill a gap by recovering the past of Black men and women in Brazil as an act of resistance, affirming the existence of what was socially silenced.||Este artículo tiene como objetivo señalar algunas líneas de fuerza presentes en la poesía de Solano Trindade de Recife. Este poeta fue uno de los más importantes de la poesía afrobrasileña, teniendo una producción poética entre las décadas de 1930 y 1960, época en la que también actuó en el teatro y la danza.||Este artigo tem o propósito de apontar algumas linhas de força presentes na poesia do recifense Solano Trindade (1908-1974), uma das figuras mais importantes da poesia afro-brasileira. Sua produção poética concentrou-se entre os anos 1930 e 1960, período em que se estabeleceu entre a militância a favor das populações negras e os movimentos de uma arte popular, participando do Teatro Experimental do Negro (TEN) e fundando o Teatro Popular Brasileiro (TPB). Sua poesia também esteve circunscrita a esses dois limites de atuação e consegue preencher uma lacuna: ele vai ao passado dos negros e negras do Brasil como um ato de resistência, dá existência ao que estava silenciado.