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Southern feminist decolonial thinking: an experience of popular education based on the narratives of peasant women||Pensamento decolonial feminista do Sul: uma experiência de educação popular a partir de narrativas de mulheres camponesas
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Metadados
Descrição
This text addresses some aspects that integrated Postdoctoral studies in the Education area, conducted by the author, and aims to theoretically systematize a popular education experience based on the implementation of workshops that were held with rural women from the south of Brazil, participants of the Landless Rural Workers Movement (MST). This experience is articulated in the construction of a Latin American feminist decolonial thought in the area of Education, an initiative that is not put in a isolation way, but composes a wide range of possibilities, both political and investigative. Thus, the theoretical frame adopted is located in the field of feminist thought, including the decoloniality applied to the gender issue in Latin America and using as methodology the collection of empirical data through autobiographical narratives, where the (self) biographical narratives of south women emerge, moving towards the construction of a thought that puts in check the androcentric and eurocentric knowledge on which modern science was based. ||Este texto aborda alguns aspectos que integraram estudos de Pós-Doutoramento na área de Educação, conduzidos pela autora, e tem como objetivo sistematizar teoricamente uma experiência de educação popular baseada na implementação de oficinas que foram realizadas com mulheres camponesas assentadas do Sul do Brasil, participantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Essa experiência se articula na construção de um pensamento decolonial feminista latino-americano na área de Educação, iniciativa que não se coloca de forma isolada, mas compondo amplo leque de possibilidades, tanto políticas quanto investigativas. Dessa forma, o referencial teórico adotado se localiza no campo do pensamento feminista, compreendendo a decolonialidade aplicada à questão de gênero na América Latina e tendo como metodologia a coleta de dados empíricos por meio de narrativas autobiográficas, onde afloram as narrativas (auto)biográficas das mulheres do Sul, encaminhando-se na construção de um pensamento que coloca em xeque o conhecimento androcêntrico e eurocêntrico no qual a ciência moderna se baseou.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Márcia Alves da
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17322 | 10.5585/eccos.n54.17322
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e17322 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Brazil | Popular education | Latin american feminism | Peasant women | Rural social movements. | Brasil | Educação Popular | Feminismo Latino-americano | Mulheres Camponesas | Movimentos Sociais do Campo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado