Descrição
This article aims to contribute to reflections on the access actions in undergraduate courses in general, and Visual Arts teaching degrees particularly, by conducting a case study (MAZZOTI, 2006) about new academics’ selection experience at Federal University of Roraima (UFRR). In that university, Specific Skill Test, on the verge of extinction, is the second stage of selection for admission of new students, in which basic knowledge in the field of Visual Arts is evaluated. In the text, we will hold that such test has not only created barriers to access via Unified Selection System (SISU), but have also strengthened the ideological discourses of "talent" and "gift" (Meszaros, 2006).||O presente artigo tem como objetivo contribuir nas ações de acesso nos cursos de graduação de uma maneira geral, e nos cursos de formação de professores de Artes Visuais, de forma específica, realizando um estudo de caso (MAZZOTI, 2006) sobre a experiência de seleção de novos acadêmicos na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na referida universidade. o Teste de Habilidade Específica, em vias de extinção, é a segunda etapa de seleção para entrada de novos estudantes, em que avalia-se os conhecimentos básicos do campo das Artes Visuais. No texto, defenderemos que tal teste não só criou barreiras de acesso via Sistema de Seleção Unificada (SISU), como também reforçou os discursos ideológicos do "talento" e do "dom" (MÉSZÀROS, 2006).