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STATE OF ART ON THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS IN PARANÁ||Estado da Arte sobre a Educação de Jovens e Adultos no estado do Paraná: contribuições e implicações
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Metadados
Descrição
This article presents a qualitative research of the State of the Art type on the Education of Young and Adults (EJA) in Paraná from 2013 to 2018, from the mapping and analysis of academic research, dissertations and theses, with the better to understand what studies have revealed on the subject. The Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations was used as a database to carry out the research that had the objective of mapping and analyzing the contributions and implications that academic research presents about the EJA. As a study object, 69 researches were identified, including 10 theses and 59 dissertations, which approached the subject of this research, analyzed from the perspective of the Content Analysis technique, from Bardin (2011) perspective. From the analysis of the data it was possible to identify that the results of the research emphasize contributions in pedagogical practice and of social character for the EJA. Regarding the implications, it was possible to verify that the researches reveal incidences related to public policies, teacher training, didactic material and methodologies appropriate to the profile of the students of this modality of education.These issues are prominent in the EJA, however it is necessary to advance in its pedagogical and epistemic field.
Keywords: State of art. Adult and youth education. Paraná.
||Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, no período de 2013 a 2018, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas acadêmicas, dissertações e teses, com vistas a melhor compreender o que os estudos têm revelado sobre a temática. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foi utilizada como base de dados para realizar a investigação que teve o objetivo de mapear e analisar as contribuições e implicações que as pesquisas acadêmicas apresentam sobre a EJA. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 69 pesquisas, sendo 10 teses e 59 dissertações, que abordaram a temática desta investigação, analisadas sob a ótica da técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). A partir da análise dos dados foi possível identificar que os resultados das pesquisas enfatizam contribuições na prática pedagógica e de cunho social para a EJA. Quanto às implicações foi possível constatar que as pesquisas revelam incidências relacionadas às políticas públicas, à formação de professores, ao material didático e às metodologias adequadas ao perfil dos educandos dessa modalidade de ensino. Essas questões são proeminentes na EJA, contudo é preciso avançar em seu campo pedagógico e epistêmico.
Palavras-chave: Estado da Arte. Educação de Jovens e Adultos. Paraná.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima Ferreira, Jacques | Bortolini, Rosane | Stiegler Ribas, Marciele
Data
5 de março de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2066 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39.pp101-118
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Jacques Lima Ferreira, Rosane Bortolini, Marciele Stiegler Ribas | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 39 (2020): Os desafios das políticas e práticas pedagógicas na educação; 101-118 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion