-
STEAM education: concept, brief history, guidelines and practice ||Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática
- Voltar
Metadados
Descrição
STEAM is an acronym for Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics, promoting meaningful and collaborative learning. This approach recognizes the importance of creativity and innovation in student development. Project-Based Learning (PBL) is fundamental to STEAM, as it promotes transdisciplinarity and connects school concepts with real-world problems. STEAM projects should be integrated and contextualized, avoiding knowledge fragmentation and encouraging investigation, creativity, and critical thinking. Teacher training is essential for the effective implementation of this approach, fostering autonomy and ownership in educators. This is crucial to forming more humane, socially just citizens prepared for challenges. This article reports a practical example of training promoted by the Research Group on Education, Technology, and Digital Culture (GRUPETeC) in a technical school. Teachers from various fields participated in theoretical and practical activities to develop interdisciplinary projects based on the STEAM approach.
||STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa. Essa abordagem reconhece a importância da criatividade e inovação no desenvolvimento dos alunos. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é fundamental para o STEAM, pois promove a transdisciplinaridade e conecta conceitos escolares com problemas reais. Projetos STEAM devem ser integrados e contextualizados, evitando a fragmentação do conhecimento e incentivando a investigação, criatividade e pensamento crítico. A formação docente é essencial para a implementação eficaz dessa abordagem, promovendo autonomia e autoria nos professores. Isso é crucial para formar cidadãos mais humanos, socialmente justos e preparados para os desafios. Este artigo relata um exemplo prático de formação promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC) em uma escola técnica. Professores de diversas áreas participaram de atividades teóricas e práticas para desenvolver projetos interdisciplinares baseados na abordagem STEAM.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Custodio, Stephani Vilela Ferreira | Rosa, Thais de Almeida
Data
26 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27419 | 10.5585/50.2024.27419
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Stephani Vilela Ferreira Custodio, Thais de Almeida Rosa | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 50 (2024): Número especial: Educação STEAM: Formação, percepções e práticas sob olhares de Brasil e Portugal; e27419 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
training | STEAM education | project-based learning | ; Internacionalização Pedagógica | formação | educação STEAM | aprendizagem baseada em projetos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion