-
Storytelling: a way to delight students and enrich pedagogical practice||Cuento de historias: una manera de encantar a los estudiantes y enriquecer la práctica pedagógica||Contação de histórias: um caminho para encantar alunos e enriquecer a prática pedagógica
- Voltar
Metadados
Descrição
Storytelling contributes to the constitution of subjects, as it stimulates imagination, develops linguistic skills and promotes cultural values, empathy and understanding of the world. However, stimulating reading practices are still little explored at school. From this perspective, this qualitative and bibliographical research aims to discuss the importance of storytelling in teaching mediation and present, based on a literary work, ways for teachers to explore the moment with stories with more confidence and ease. The theoretical contribution of this study was based on discussions by Zilberman (2003, 2012), Colomer (2007) and Busatto (2003). As a result, it was found that storytelling strengthens the emotional bond between adults and children, providing moments of connection and learning, in addition to the fact that literary experiences can enhance classes and enrich pedagogical actions and be a great incentive to promote reading contributing to the human development of students.
||La narración contribuye a la constitución de sujetos, ya que estimula la imaginación, desarrolla habilidades lingüísticas y promueve valores culturales, la empatía y la comprensión del mundo. Sin embargo, las prácticas estimulantes de la lectura aún son poco exploradas en la escuela. Desde esta perspectiva, esta investigación cualitativa y bibliográfica tiene como objetivo discutir la importancia de la narración en la enseñanza de la mediación y presentar, a partir de una obra literaria, formas para que los docentes exploren el momento con historias con mayor confianza y facilidad. El aporte teórico de este estudio se basó en discusiones de Zilberman (2003, 2012), Colomer (2007) y Busatto (2003). Como resultado, se encontró que contar cuentos fortalece el vínculo emocional entre adultos y niños, brindando momentos de conexión y aprendizaje, además de que las experiencias literarias pueden potenciar las clases y enriquecer las acciones pedagógicas y ser un gran incentivo para promover la lectura. contribuyendo al desarrollo humano de los estudiantes.
||A contação de histórias contribui para a constituição dos sujeitos, pois estimula a imaginação, desenvolve habilidades linguísticas e promove valores culturais, a empatia e a compreensão do mundo. Contudo, práticas de leitura estimulantes ainda são pouco exploradas na escola. Nessa perspectiva, esta pesquisa, qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da contação de histórias na mediação docente e apresentar, com base em uma obra literária, caminhos para os professores explorarem com mais segurança e desenvoltura o momento com histórias. O aporte teórico deste estudo baseou-se nas discussões de Zilberman (2003, 2012), Colomer (2007) e Busatto (2003). Como resultado, verificou-se que a contação de histórias fortalece o vínculo emocional entre adultos e crianças, proporcionando momentos de conexão e aprendizado além de que as vivências literárias podem potencializar as aulas e enriquecer as ações pedagógicas e ser um grande incentivo à promoção da leitura, contribuindo para a formação humana dos estudantes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dieter, Márcia Tatiana Funke | Antunes, Jéssica Maís | Volmer, Lovani
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26379 | 10.5585/eccos.n69.26379
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Márcia Tatiana Funke Dieter, Jéssica Maís Antunes, Lovani Volmer | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e26379 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
storytelling | school | reading mediation | pedagogical practice | narración | escuela | mediación lectora | práctica pedagógica | contação de histórias | escola | mediação da leitura | prática pedagógica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion