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STRANGE TEACHERS IN PARANÁ:||Professores em greve no Paraná: quais são as concepções dos futuros trabalhadores da educação?
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Metadados
Descrição
The theme of this research was the strike movement of 2015 of the education of Paraná, from the conceptions of the academics of the Pedagogy course of a public University of the north of Paraná. The following problem has occurred: "What are the conceptions of the academics of the Pedagogy course of the face-to-face modality, about the strike that occurred in 2015?" It was intended to investigate what these students, who are potentially education workers, think about the strike and its implications. The study was developed presenting as a theoretical contribution Historical Materialism, founded by Karl Marx, which serves as the basis for numerous scientific analyzes in the Human Sciences. It was an exploratory field study. With regard to the proposed problem, it was considered that the most appropriate technique was the interrogation, for which the following information collection instruments were defined: questionnaire application and semi-structured interviews, the sample involved 18 students. The results of the investigation indicate that, in general, there is a favorable position to the strike, but with some caveats. In addition, academics have demonstrated romantic and Manichaean conceptions of the movement. It is concluded, with the study, that most future education workers are unaware of their own class condition, have incipient knowledge about the subject, and have demonstrated a certain lack of historical memory. However, from the research, it was verified that the strike movement presented itself as an educational factor, since it allowed direct or indirect contact with other issues that extrapolate the curricular subjects of the Course in question.||O tema desta pesquisa foi o movimento de greve de 2015 da educação paranaense, a partir das concepções dos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma Universidade pública do norte do Paraná. Partiu-se do seguinte problema: “Quais são as concepções dos acadêmicos do curso de Pedagogia da modalidade presencial, acerca da greve que ocorreu em 2015?”. Pretendia-se investigar o que esses discentes, que são potencialmente trabalhadores da educação, pensam a respeito da greve e suas implicações. O estudo foi desenvolvido apresentando como aporte teórico o Materialismo Histórico, fundado por Karl Marx, que serve de base para inúmeras análises científicas nas Ciências Humanas. Tratou-se de um estudo de campo, de caráter exploratório. Com vistas ao problema proposto considerou-se que a técnica mais apropriada era a interrogação, para isso foram definidos os seguintes instrumentos de coleta de informações: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, a amostra envolveu 18 discentes. Os resultados da investigação indicam que, de maneira geral, existe um posicionamento favorável à greve, porém, com algumas ressalvas. Além disso, os acadêmicos demostraram concepções românticas e maniqueístas do movimento. Conclui-se, com o estudo, que a maioria dos futuros trabalhadores da educação desconhecem sua própria condição de classe, possuem conhecimento incipiente em relação ao tema, bem como, demonstraram certa ausência de memória histórica. Contudo, a partir da pesquisa, verificou-se que o movimento de greve se apresentou como fator educativo, já que possibilitou contato direto ou indireto com outras questões que extrapolam as disciplinas curriculares do Curso em questão.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues, Ana Paula Aires | Gomes, Marco Antonio de Oliveira
Data
5 de março de 2020
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/2184 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39.pp15-35
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ana Paula Aires Rodrigues, Marco Antonio de Oliveira Gomes | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 15 n. 39 (2020): Os desafios das políticas e práticas pedagógicas na educação; 15-35 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2020.Vol14.N39
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion