-
Student protagonism through extension work||Protagonismo estudiantil a través del trabajo de extensión||Protagonismo discente por meio do fazer extensionista
- Voltar
Metadados
Descrição
In 2016, the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) published Resolution CONSUP/IFSC nº 61, to regulate its extension activities. From this, in order to encourage the development of these activities by students, since 2018, the Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas has launched public notices aimed at student protagonism. Therefore, the general objective of this research is to analyse the contribution of student training strategies to the qualification of the extension projects of these public notices. To this end, a case study was carried out with an applied qualitative approach, of an exploratory nature, using as a technical procedure the collection of data through bibliographical and documentary research and the application of experimental studies with student participants of the implementing teams of the selected projects. It was concluded that there was a significant contribution of student training strategies to the qualification of the extension projects of the public notices analysed. It was possible to observe this perception through the use of assumptions put forward by active methodologies, with a view to giving the institution's students a leading role.
||In 2016, el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Santa Catarina publicó la Resolución CONSUP/IFSC nº 61, para regular sus actividades de extensión. A partir de ello, con el fin de incentivar el desarrollo de estas actividades por parte de los estudiantes, desde 2018, la Prorrectoría de Extensión y Relaciones Externas ha lanzado convocatorias públicas dirigidas al protagonismo estudiantil. Así, el objetivo general de esta investigación es analizar la contribución de las estrategias de formación de los estudiantes para la calificación de los proyectos de extensión de estas convocatorias públicas. Para ello se realizó un estudio de caso con enfoque cualitativo aplicado, de carácter exploratorio, utilizando como procedimiento técnico la recolección de datos a través de la investigación bibliográfica y documental y aplicación de estudios experimentales con estudiantes participantes de los equipos ejecutores de los proyectos seleccionados. Se concluyó que hubo un aporte significativo de las estrategias de formación de los estudiantes para la calificación de los proyectos de extensión de los avisos públicos analizados. Fue posible observar esta percepción a través del uso de supuestos planteados por metodologías activas, con vistas a dar protagonismo a los alumnos de la institución.
||No ano de 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) publicou a Resolução CONSUP/IFSC nº 61, para regulamentar suas atividades de extensão. A partir disso, com o intuito de fomentar o desenvolvimento dessas atividades por parte dos discentes, desde 2018, a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas lançou editais voltados ao protagonismo discente. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a contribuição das estratégias de capacitação discente para a qualificação dos projetos de extensão desses editais. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa aplicada, de natureza exploratória, utilizando-se como procedimento técnico a coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionários com participantes discentes das equipes executoras dos projetos selecionados. Concluiu-se que houve uma significativa contribuição das estratégias de capacitação discente para a qualificação dos projetos de extensão dos editais analisados. Foi possível observar essa percepção por meio da utilização de pressupostos colocados pelas metodologias ativas, na perspectiva de proporcionar uma postura de protagonista aos discentes da instituição.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cunico, Letícia | Lima , Ana Carolina Almeida | Kuba , Cristina Missao Borille | Lessak , Liziane Renate | Souza , Paula Clarissa de
Data
25 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17681 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17681
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e64[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e64[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e64[2024] | 1981-8106
Assuntos
Extensão. Protagonismo discente. Estratégias de capacitação. | Extension. Student protagonism. Training strategies. | Extensión. Protagonismo estudiantil. Estrategias de entrenamiento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares