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Study of movement and the technical and artistic preparation of the interpreter of contemporary dance||Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete de dança contemporânea
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Metadados
Descrição
This article develops a refl ection on the concept of study of the movement returned for the interpreter’s of contemporary dance technical preparation - understanding the same as one of the possible arts of the scene. We developed a refl ection fi rstly on the contemporary dance, their origins and in- fl uences. We thought soon afterwards about the importance of the artist’s of the contemporary scene relationship with his/her own body and we adopted the study of the phenomenology of Merleau-Ponty as methodological guideline to think the dance. This article breaks of the idea that the concept of current corporal preparation doesn’t break more than a language than the dancer should dominate to dance. The concept of study of the movement developed at the present time puts the contemporary dancer inside of another paradigm - the technique as solemnityknowledge instrument. We don’t need a body formatted inside of a specifi c aesthetics, but an available body - energy and life driven for a creativity process and expression. We danced with the body that we had, with owns our body, and not with the body that we imagine to have. ||Este artigo desenvolve uma refl exão sobre o conceito de estudo do movimento voltado para a preparação técnica do intérprete de dança contemporânea - entendendo a mesma como uma das possíveis artes da cena. Desenvolvemos primeiramente uma refl exão sobre a dança contemporânea, seus primórdios e infl uências. Refl etimos em seguida sobre a importância da relação do artista da cena contemporânea com seu corpo próprio e adotamos o estudo da fenomenologia de Merleau-Ponty como diretriz metodológica para se pensar a dança. Este artigo parte da idéia de que o conceito de preparação corporal atual não signifi ca mais uma linguagem que o dançarino deva dominar para dançar. O conceito de estudo do movimento desenvolvido na atualidade coloca o dançarino contemporâneo dentro de um outro paradigma - a técnica como instrumento de auto-conhecimento. Não se precisa de um corpo formatado dentro de uma estética específi ca, mas um corpo disponível - energia e vida conduzida para um processo de criatividade e expressão. Dança-se com o corpo que se tem, com seu corpo próprio, e não com o corpo que se imagina ter
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Tourinho, Lígia Losada | Silva, Eusébio Lôbo da
Data
26 de abril de 2017
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 1 n. 1 (2006); 125-133 | Artefilosofia; Vol. 1 No. 1 (2006); 125-133 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Theater | Dance | Movement study | Preparation Technique | Phenomenology | Artes Cênicas | Dança | Estudo do Movimento | Preparação Técnica | Fenomenologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion