Descrição
O artigo aborda algumas discussões que tangenciam a problemática do audiovisual na contemporaneidade. Para tanto, realiza uma análise sobre as relações entre imagem em meios digitais e corpo a partir da observação dos procedimentos empregados na videoinstalação Retratos in motion: o beijo (2005) do artista luiz duVa (São Paulo, 1965). A experiência audiovisual é aqui observada em suas significações táteis como o lugar do contato, como produção de alteridade. Ela depende majoritariamente dos atravessamentos que promove no corpo do visitante. O presente estudo objetiva verificar de que modo sensações por ela provocadas proporcionam desestabilização e estranhamento, ativando memórias.||The paper addresses some discussions that tangent the problematic of audiovisual in contemporary society. The study presents an analysis of the relationship between image and body in digital media from observation of the procedures employed in the video installation Retratos in motion: o beijo (2005) of the artist luiz duVa (São Paulo, 1965). The audiovisual experience is seen here in its tactile meanings as the place of contact, such as production of otherness. It depends mostly of crossings that promotes in the body of visitor. This study aims to verify how the sensations caused by it provide destabilizing strangeness, activating memories.