Descrição
This article ponders over French artist and educator François Delsarte’s (1811-1871) perceptions on the field of anatomical knowledge. Delsarte was responsible for a broad study and the analysis of human body movements within the European context of the XIX century, when he sought to develop both a system that could be imprinted on the symbology of gestures and an investigation of expressiveness using the body. When considering anatomical knowledge and the transmission of knowledge, this article develops impressions from Genèvieve Stebbins’ (1857-1937) excerpts and James Steele Morrison MacKaye’s (1842-1894) letters. Finally, it presents comments on excerpts from Ted Shawn’s book Every Little Movement (1963), wherein he introduces and discusses possible intersections with François Delsarte’s trajectory and education and how they would be present in Ted Shawn’s own written reflections, artistic production and bodily research.||Este artigo reflete sobre as percepções desenvolvidos pelo artista e pedagogo francês François Delsarte (1811-1871) a partir do campo do conhecimento da anatomia. Delsarte foi responsável por um amplo estudo e análise do movimento do corpo humano no contexto europeu do século XIX, quando se propõe a desenvolver uma sistematização que refletiria sobre a simbologia do gesto e também uma investigação da expressividade através do corpo. Sob a perspectiva dos saberes da anatomia e também da transmissão de conhecimento, o artigo analisa textos de Genèvieve Stebbins e cartas James Steele Morrison MacKaye dentro do movimento nomeado como “Delsartismo Americano”, que alteraram e atualizaram o saber sobre o estudo do movimento proposto inicialmente por Delsarte dentro do contexto do território americano na virada do século XIX para o XX. Por fim desenvolve a análise de trechos da obra “Every Little Movement”, de Ted Shaw (1963) e discute como o conhecimento anatômico inicial de François Delsarte foi compreendido e posteriormente incorporado à percepção de movimento de Shawn, ao influenciar o pensamento em dança do artista americano.