Descrição
This paper develops an appreciation of different types of media literacies and the relationship with the construction of perception and cognitive processes of audio readings by the acessibility. It especially depicts the training of these media literacies, from the first contacts of the young audience with the assistive technologies, to appreciate the audio readings as access tools to the information. The method used to conduct this research is the ethnography one, developed at IBC, RJ, during the month of November 2014, in order to list the sensory and cognitive apparatus necessary for the reading of the world and that requires the skill of multiple literacies. We list three types of simultaneous literacies used in assistive audio readings as communication: tactile, sound and digital literacies.Keywords: cognition, tactile literacy, digital literacy, sound literacy, assistive audio readings.||O artigo realiza uma abordagem em valorização dos diferentes tipos de letramentos midiáticos e a relação com a construção do processo perceptivo e cognitivo das audioleituras pelo público sem acuidade visual. Especialmente, retrata o processo de formação e treinamento desses letramentos midiáticos, desde os primeiros contatos do público jovem com as tecnologias assistivas, tendo em vista a valorização conjunta das audioleituras como ferramentas de acesso às informações. O método de realização da pesquisa é o etnográfico, desenvolvido no IBC, RJ, durante o mês de novembro de 2014, de forma a elencar os aparatos sensorial e cognitivo, necessários para a leitura de mundo e que exigem a destreza de letramentos múltiplos. Aqui elencamos três tipos de letramentos simultâneos utilizados nas audioleituras assistivas como modos de comunicação: o letramento tátil, sonoro e digital.Palavras-chave: cognição, letramento tátil, letramento digital, letramento sonoro, audioleituras assistivas, comunicação.