-
TARANTINO AND THE SEMIOTICS: THE NARRATIVITY AS ORGANIC DIMENSION OF CINEMA ||TARANTINO Y SEMIÓTICA: LA NARRATIVIDAD COMO DIMENSIÓN ORGÁNICA DEL CINE||Semiótica: a narratividade como dimensão orgânica do cinema
- Voltar
Metadados
Descrição
The central objective of this work is to delineate the dimension of narrative in movies activity. It will work with the film analysis of Quentin Tarantino's work, in a strategy of locating it in the theorizing of the Brazilian philosopher André Parente. From the procedure of signification and understanding of cinema as a producer of signs, its location within Deleuzian semiotics is made as legitimate. And the narrative in the cinematographic appears then as something organic. This ends up making possible future approaches between history and cinema.
Key-words: narrative; Tarantino; semiotics; cinematographic.||El principal objetivo de este trabajo es perfilar la dimensión de la narratividad en la actividad cinematográfica. Para ello, trabajamos con el análisis fílmico de la obra de Quentin Tarantino en una estrategia para ubicarlo en la teorización del filósofo brasileño André Parente. A partir del proceso de significación y comprensión del cine como productor de signos, se legitima su adecuada ubicación dentro de la semiótica deleuziana y la narrativa en la cinematografía aparece entonces como algo orgánico, que acaba posibilitando aproximaciones futuras entre la historia y el cine.
Palabras clave: narratividad; Tarantino; semiótica; cinematográfico.||O objetivo central deste trabalho é delinear a dimensão da narratividade na atividade fílmica. Para tanto, trabalha-se, com a análise fílmica da obra de Quentin Tarantino em uma estratégia de localizá-lo na teorização do filósofo brasileiro André Parente. A partir do procedimento de significação e de compreensão do cinema como produtor de signos, sua localização dentro da semiótica deleuziana faz-se como legítima e a narratividade no cinematográfico surge, então, como algo orgânico, o que acaba por viabilizar futuras aproximações entre história e cinema.
Palavras-chave: narratividade; Tarantino; semiótica; cinematográfico.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
sousa queiroz, Filipe Artur
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/11691 | 10.48074/aceno.v9i21.11691
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste
Fonte
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste; v. 9 n. 21 (2022): setembro a dezembro de 2022; 261 - 274 | 2358-5587 | 10.48074/aceno.v9i21
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares