-
Teacher expectation and proficiency of Elementary School students in Brazil: a spatial analysis||Expectativa docente y competencia de estudiantes de Educación Primaria en Brasil: un análisis espacial||Expectativa docente e proficiência de escolares do Ensino Fundamental no Brasil: uma análise espacial
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aimed to evaluate, through spatial analysis, the influence of teacher expectations on student performance in elementary education in Brazil. To achieve this, secondary data from teacher questionnaires were used, as well as proficiency results in Mathematics and Portuguese Language from 9th-grade students in elementary education, extracted from the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), in 2013 and 2017, and aggregated by municipalities. Based on the construction of three variables related to teacher expectations, through a principal component analysis and the use of variable variation, with the aim of controlling fixed effects that do not change over time, spatial econometric techniques were applied to evaluate the relationships of interest. The exploratory spatial data analysis indicated strong spatial dependence on the variables of student performance, as well as the estimated spatial models (spatial autoregressive, spatial error model, and spatial autoregressive combined) captured the significant role of proximity in the composition of the spatial interaction between the phenomena under evaluation. The results indicated, consistent with previous empirical evidence, that municipalities with a higher proportion of teachers with higher education degrees in the same discipline they teach have higher average scores in proficiency in Mathematics and Portuguese. Additionally, in municipalities where teachers’ perception of student indiscipline and high rates of absenteeism is greater, student performance is lower.||Este trabajo tuvo como objetivo evaluar, a través de un análisis espacial, la influencia de la expectativa docente sobre el rendimiento discente en la Educación Primaria en Brasil. Para ello, se utilizaron datos secundarios del cuestionario docente, así como los resultados de la competencia en Matemáticas y Lengua Portuguesa de los alumnos de 9º grado de la Educación Primaria, extraídos del Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), en 2013 y 2017, y agregados por municipios. A partir de la construcción de tres variables de expectativa docente, mediante un análisis de componentes principales y del uso de la variación de las variables, con el objetivo de controlar los efectos fijos, que no cambian con el tiempo, se aplicaron técnicas de econometría espacial para evaluar las relaciones de interés. El análisis exploratorio de datos espaciales indicó una fuerte dependencia espacial en las variables de rendimiento discente, así como los modelos espaciales estimados – spatial autoregressive, spatial error model y spatial autoregressive combined – capturaron el contundente papel de la proximidad para la composición de la interacción espacial entre los fenómenos evaluados. Los resultados indicaron, en consonancia con evidencias empíricas previas, que los municipios con mayor proporción de docentes con formación superior en la misma disciplina que enseñan tienen puntuaciones medias más altas en la competencia en Matemáticas y Portugués y que, en los municipios en los cuales la percepción docente sobre la indisciplina de los alumnos y el alto nivel de ausencias son más elevados, el rendimiento discente es menor.||Este trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de uma análise espacial, a influência da expectativa docente sobre o desempenho discente no Ensino Fundamental no Brasil. Para isso, utilizaram-se dados secundários do questionário docente, bem como os resultados da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, extraídos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013 e 2017, e agregados por municípios. A partir da construção de três variáveis de expectativa docente, por meio de uma análise de componentes principais e do emprego da variação das variáveis, com o objetivo de controlar os efeitos fixos, que não mudam com o tempo, aplicaram-se técnicas da econometria espacial para avaliar as relações de interesse. A análise exploratória de dados espacial indicou forte dependência espacial nas variáveis de desempenho discente, assim como os modelos espaciais estimados – spatial autoregressive, spatial error model e spatial autoregressive combined – captaram o contundente papel da proximidade para a composição da interação espacial entre os fenômenos em avaliação. Os resultados, condizentes com evidências empíricas anteriores, indicaram que municípios com maior proporção de docentes com formação superior na mesma disciplina que lecionam têm escores médios maiores na proficiência em Matemática e Português e que, em municípios nos quais a percepção docente sobre a indisciplina dos alunos e o alto nível de faltas é maior, o desempenho discente é menor.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Paulo Marcos | Rogers, Pablo | Ramos, Maria do Rosário Olaia Duarte
Data
25 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17468 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17468
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e62[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e62[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e62[2024] | 1981-8106
Assuntos
Expectativa Docente. Desempenho Escolar. Análise Espacial. Econometria Espacial. SAEB. Interdependência Espacial. | Teacher Expectation. School Performance. Spatial Analysis. Spatial Econometrics. SAEB. Spatial Interdependence. | Expectativa Docente. Rendimiento Estudiantil. Análisis Espacial. Econometría Espacial. SAEB. Interdependencia Espacial.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares