-
Teacher professional identity: conceptions of future teachers||Enseñanza de la identidad profesional: conceptos de futuros maestros||Identidade profissional docente: concepções de futuros professores
- Voltar
Metadados
Descrição
Teacher’s professional identity can be understood in the context of social knowledge construction. In this particular, we investigated the conception of 65 Pedagogy course students of a public university, being 33 first year students and 32 of the fourth year, about that specific identity.Participants answered an open questionnaire, with questions that dealt with the subject matter mentioned,which were qualitatively analyzed, being framed in the levels of social reality understanding. Theresults show that answers of first-year students conceive teacher's profession as linked to love and children care, while the fourth-yearstudents understand that other factors contribute to teaching work execution, such as the need for specific formation and consideration of teaching and learning processes. The aim of this research was to understand construction processes of professional identity in this specific group, as well as to promote discussions relevant to teacher's initial formation.||La identidad profesional docente puede entenderse en el contexto de la construcción del conocimiento social. En este particular, se investigó la concepción de 65 estudiantes del curso de Pedagogía de una universidad pública, siendo 33 estudiantes del primer año y 32 del cuarto año, sobre esta identidad específica. Los participantes respondieron un cuestionario abierto con preguntas sobre la identidad del maestro, que fueron analizadas cualitativamente y enmarcadas en los niveles de comprensión de la realidad social. Los resultados mostraron que las respuestas de los estudiantes de primer año creen que la profesión del maestro Está relacionado con el amor y el cuidado de los niños, mientras que los alumnos de cuarto grado entienden que otros factores contribuyen al desempeño del trabajo de enseñanza, como la necesidad de capacitación específica y la consideración de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Esta investigación tuvo como objetivo comprender los procesos de construcción de la identidad profesional en este grupo específico, así como promover debates relevantes para la formación inicial de los docentes.||A identidade profissional docente pode ser compreendida no âmbito da construção do conhecimento social. Nesse particular, investigou-se a concepção de 65 estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, sendo 33 estudantes do primeiro ano e 32 do quarto ano, acerca dessa identidade específica. Os participantes responderam a um questionário aberto, com questões que versavam sobre a identidade docente, as quais foram analisadas qualitativamente, sendo enquadradas nos níveis de compreensão da realidade social.Os resultados mostraram que as respostas dos alunos do primeiro ano concebem que a profissão do professor está ligada ao amor e ao cuidado com as crianças, já os alunos do quarto ano compreendem que outros fatores concorrem para a execução do trabalho docente, tais como a necessidade de uma formação específica e da consideração dos processos de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com essa investigação compreender os processos de construção da identidade profissional nesse grupo específico, bem como promover discussões pertinentes à formação inicial de professores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Eliane Paganini da | Pereira Mano, Amanda de Mattos
Data
7 de março de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41365 | 10.14393/ER-v25n1a2018-08
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41365/21872 | 10.14393/ER-v25n1a2018-08
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 184-208 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 184-208 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 184-208 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Identidade docente | Conhecimento social | Ensino Superior | Teacher identity | Social knowledge | Higereducation | Enseñanza de la identidad | Conocimiento social | Enseñanza Superior
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion