-
Teachers’ working conditions: a rural school in the semi-arid region of Piauí||Condições de Trabalho Docente: uma escola do campo no semiárido piauiense
- Voltar
Metadados
Descrição
Teaching working conditions are the set of resources and circumstances necessary for teachers to carry out their work and have an impact on the teaching-learning process. The objective of the research presented in this article was to investigate the conditions of teaching work in a rural high school located in a semi-arid in Piauí, Brazil. The qualitative approach was conducted through interviews with seven teachers who work night shifts in an annex of school, which serves young people from different rural communities. It was found that the working conditions offered to teachers are unsatisfactory in terms of the functions they perform, the employment relationship, the workload, transport conditions, infrastructure and the environmental conditions of the school space. The results made visible working conditions and how they impacted teachers' practice, reflecting on the teaching-learning process.||As condições de trabalho docente, que têm reflexos no processo de ensino-aprendizagem, são o conjunto de recursos e circunstâncias necessários para que os professores realizem o seu trabalho. O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi investigar as condições do trabalho docente em uma escola do campo localizada em um município do semiárido piauiense. A abordagem qualitativa foi conduzida através de entrevistas realizadas com sete professores que trabalham no turno noturno em um anexo da escola, a qual oferece o ensino médio e atende jovens de diversas comunidades da zona rural. Constatou-se que as condições de trabalho oferecidas aos professores são insatisfatórias quanto às funções que exercem, o vínculo empregatício, a carga de trabalho, as condições de transporte, a infraestrutura e as condições ambientais do espaço escolar. Os resultados constataram sobre as condições de trabalho, como elas impactam na prática dos professores e como refletem no processo de ensino-aprendizagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Meneses, Vinicius de Paiva | Silva, Alexandre Leite dos Santos | Lopes, Suzana Gomes
Data
13 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/135529 | 10.1590/2175-6236135529vs01
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação & Realidade | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 49 (2024) | Educação & Realidade; v. 49 (2024) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Educação no Campo | Precarização | Docência | Rural Education | Precariousness | Teaching Work
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion