-
TEACHING DANCE REPERTOIRES: can it occur at school?||ENSEÑANZA DE REPERTORIOS DE DANZA: ¿Puede pasar en la escuela?||O ENSINO DE REPERTÓRIOS DE DANÇA: pode ocorrer na escola?
- Voltar
Metadados
Descrição
This dance/educational study aims to reflect on the teaching of dance repertoires at school, based on the premises defended by the inspiring artist-teacher Isabel Marques, in relation to the author's experience as a teacher in Basic Education institutions and in Higher Education. In this way, we organized the aforementioned writing into two creative essays entitled: (1) Teaching repertoires and creating scenic bodies, and (2) Experiences with repertoires on the school floor. With the completion of this text, we were able to realize that Dance repertoires are historical knowledge and full of knowledge that makes up this artistic language, but that their teaching-learning processes need to occur based on questioning and problematization.||Este estudio danza/educativo pretende reflexionar sobre la enseñanza de repertorios de danza en la escuela, a partir de las premisas defendidas por la inspiradora artista-profesora Isabel Marques. En relación a la experiencia del autor como docente en instituciones de Educación Básica y Educación Superior. De esta manera, organizamos el escrito mencionado en dos ensayos creativos titulados: (1) Enseñanza de repertorios y creación de cuerpos escénicos, y (2) Experiencias con repertorios en el ámbito escolar. Con la realización de este texto pudimos darnos cuenta que los repertorios de Danza son saberes históricos y llenos de saberes que conforman este lenguaje artístico, pero que sus procesos de enseñanza-aprendizaje necesitan darse a partir del cuestionamiento y la problematización.||Este estudo dançante/educativo tem como objetivo refletir acerca do ensino de repertórios de dança na escola, tendo como norteamento as premissas defendidas pela inspiradora artista-docente Isabel Marques. Em relação com a experiência da pessoa autora como docente em instituições de Educação Básica e no Ensino Superior. Dessa maneira, organizamos o referido escrito em dois ensaios criativos intitulados como: (1) O Ensino de repertórios e a criação de corpos cênicos, e (2) As experiências com repertórios no chão da escola. Com a efetivação desse texto, conseguimos perceber que os repertórios de Dança como um saber histórico e repleto de conhecimento que compõem essa linguagem artística, mas que seus processos de ensino-aprendizagem precisam ocorrer alicerçados no questionamento e problematização.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Alexsander Barbozza da Silva
Data
29 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/72152 | 10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n2.72152
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 MORINGA - Artes do Espetáculo | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 15 n. 2 (2024): Mestres e métodos na criação | 2177-8841 | 1980-8348
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion