-
Teaching in Higher Education: professorality under construction||Docencia en la Educación Superior: la profisionalidad en construcción||Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção
- Voltar
Metadados
Descrição
The text analyses teaching conditions, especially the ones which have Higher Education as a scenario. It states that the social role the school has through different times and contexts produces the desired profile for the educator. This paper uses the epistemological perspective and its effects upon pedagogical practices as well as on academic curricula. It defends the importance of a breakthrough in modern science in order to respond to contemporary society demands. The text analyses teaching identity as an assumption of professorality, understood as a profession in action. It relates the teaching satisfaction that involves organizational and personal dimensions Also, it defends institutional and public policies responsibilities on the production of a sort of teaching based on professional and collective education in the context of a higher education pedagogy, which might be able to respond to emerging demands.||El texto analiza las condiones de la docencia y en especial, la que tiene la Educación Superior como entorno. Afirma que el papel social de la escuela, en diferentes tiempos y contextos produce el perfil deseado para el profesor. Toma la perspectiva epistemológica y sus efectos sobre las práticas pedagógicas y los currículos academicos. Defiende la importancia de una ruptura com bases de la ciencia moderna para poder responder las exigencias de la sociedad contemporanea. Analiza la identidad docente como fundamento de la profesoralidad, comprehendida como la profesión en acción. Relaciona la satisfacción docente que envuelve las dimensiones organizacionales y personales. Defiende la responsabilidad de las instituiciones y de las políticas públicas en la producción de una docencia sostenida en la formación profisional y colectiva, en el contexto de una pedagogia universitária que responda a las demandas emergentes.||O texto analisa as condições da docência e, em especial, a que tem a Educação Superior como cenário. Afirma que o papel social da escola, em diferentes tempos e contextos, produz o perfil desejado para o professor. Toma a perspectiva epistemológica e seus efeitos sobre as práticas pedagógicas e sobre os currículos acadêmicos. Sustenta a importância de uma ruptura com as bases da ciência moderna para poder responder às exigências da sociedade contemporânea. Analisa a identidade docente como pressuposto da professoralidade, compreendida como a profissão em ação. Relaciona a satisfação docente que envolve as dimensões organizacionais e pessoais. Defende a responsabilidade das instituições e das políticas públicas na produção de uma docência sustentada na formação profissional e coletiva, no contexto de uma pedagogia universitária que responda às demandas emergentes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Cunha, Maria Isabel
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725 | 10.15448/1981-2582.2018.1.29725
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 6-11 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 6-11 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 6-11 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
Faculty members. Higher Education. Professorality. Teaching identity. | Profesor. Educación Superior. Profesoralidad. Identidad docente. | Professor. Educação Superior. Professoralidade. Identidade docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | docência