-
Teaching knowledges to the field of technology in Brazilian education||SABERES DOCENTES PARA O CAMPO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this article is to identify and explain concepts and features related to teaching knowledge to the field of technology by reading articles on the relationship education, teaching knowledge and technology. In this quest were analyzed and contextualized works presented by different authors (Tardif, 2000 Pimenta, 1999 Gatti, 2010, Perrenoud, 2000 Masetto, 2000 Freire, 1996, etc.) aiming to understand how each teacher builds their knowledge in teacher education and action process. We identify and expose the appropriation of models of knowledge and training models offered by universities. Finally, we observe that the teacher must take ownership of different ways of using technology to keep up with new educational dynamic that covers many knowledge and new perspectives of applications within their practice.||O objetivo deste artigo é identificar e explicitar conceitos e características relacionadas aos saberes docentes para o campo da tecnologia por meio da leitura de artigos que tratam da relação educação, saberes docentes e tecnologia. Nessa busca foram analisados e contextualizados trabalhos apresentados por diferentes autores (Tardif, 2000, Pimenta, 1999, Gatti, 2010, Perrenoud, 2000, Masetto, 2000, Freire, 1996, entre outros) objetivando compreender a forma como cada professor vai construindo seus saberes no processo de formação e atuação docente. Identificamos e expomos os modelos de apropriação dos saberes e os modelos de formação ofertadas pelas universidades brasileiras. Por fim, observamos que o professor precisa se apropriar de diferentes modos de utilização de tecnologias para acompanhar a nova dinâmica educacional que abrange muitos saberes e novas perspectivas de aplicações dentro de sua prática pedagógica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Farias, Rita Angelita | Schimiguel, Juliano | Santiago, Rosemary Aparecida
Data
5 de fevereiro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 8, n. 13 (2016) | 19826109
Assuntos
Educação; Formação de Professores; Formação Continuada | saberes docente; formação de professores; tecnologias educacionais; competências.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"