-
Teaching Visual Arts and Design: the field of History as a research strategy||La enseñanza de las Artes Visuales y el Diseño: el campo de la Historia como estrategia de investigación||O ensino das Artes Visuais e do Design: o campo da História como estratégia de pesquisa
- Voltar
Metadados
Descrição
This article deals with a theoretical study that aims to bring Teaching of the Visual Arts and Design anchored from a third field, that of History, with regard to the domain of the History of Education shaped by the theoretical-methodological approach of Cultural History. In this context, a survey of research data concerning the field of Design produced in the Postgraduate Program in Visual Arts (PPGAV), of Line Art Education and Aesthetic Education, of the Federal University of Pelotas (UFPel), was carried out between 2012 and 2018. From the analysis of the investigated data, it was possible to reflect on the overlap that is of interest in this study, the relationship between Art, Teaching and Design, and consider that in PPGAV / UFPel there was a teaching proposal, arising from the Teaching of Visual Arts, aimed at scope of the aesthetic and the sensitive for the field of Design.||Este artículo trata de un estudio teórico que tiene como objetivo reunir la Enseñanza de las Artes Visuales y el Diseño anclado desde un tercer campo, el de la Historia, en el que concierne al dominio de la Historia de la Educación conformado por el enfoque teórico-metodológico de la Historia Cultural. En este contexto, se realizó una recopilación de datos de investigaciones sobre el campo del Diseño producidas en el Programa de Posgrado en Artes Visuales (PPGAV), de la Línea Enseñanza de Arte y Educación Estética, de la Universidad Federal de Pelotas (UFPel), con periodicidad entre 2012 y 2018. A partir del análisis de los datos investigados, fue posible reflexionar sobre la superposición que es de interés en este estudio, la relación entre Arte, Enseñanza y Diseño, y considerar que en PPGAV / UFPel había una propuesta de enseñanza, derivada de la Enseñanza de Artes Visuales, centrada en el alcance de lo estético y lo sensible para el campo del diseño.||Esse artigo trata de um estudo teórico que visa aproximar Ensino das Artes Visuais e do Design ancorado a partir de um terceiro campo, o da História, no que diz respeito ao domínio da História da Educação formatado pela abordagem teórico-metodológica da História Cultural. Nesse contexto, foi realizado um levantamento de dados de pesquisas concernentes ao campo do Design produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Linha Ensino da Arte e Educação Estética, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com periodicidade entre 2012 e 2018. A partir da análise dos dados investigados foi possível refletir sobre a imbricação que interessa nesse estudo, a relação entre Arte, Ensino e Design, e considerar que no PPGAV/UFPel houve a proposição de um ensino, advindo do Ensino das Artes Visuais, voltado ao âmbito do estético e do sensível para o campo do Design.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
CAPES | Giana Lange do Amaral, UFPel | Renata Azevedo Requião, UFPel
Autor
Cansi, Lislaine Sirsi
Data
17 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/100751 | 10.22456/2357-9854.100751
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/100751/57701 | /*ref*/ALMEIDA, Mariana Leite de. GIFS: educação estética, afeto e ativismo através da imagem animada. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2015. | /*ref*/ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012. | /*ref*/BARROS, José D’Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. | /*ref*/BURKE, Peter. O que é História Cultural? RJ: Zahar, 2008. | /*ref*/CANSI, Lislaine Sirsi. Poética na docência [corpo e território]. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | /*ref*/DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010. | /*ref*/FREEDMAN, Kerry. Currículo dentro e fora da escola: representações da Arte na cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 1983. | /*ref*/GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010. | /*ref*/HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011. | /*ref*/HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. | /*ref*/LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1995. | /*ref*/LUNARDELLO FONSECA, Renan Humberto. Arte, Ecologia e Design Autoral: um cartaz para o fim do mundo. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | /*ref*/MAFFESOLI, Michel. O caminho da experiência. In: MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste. Entrevidas: caminhos inquietos de professores-propositores. educação, Santa Maria, v. 31, n. 2, p. 227-240, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1540/852 | /*ref*/PEREIRA, Lucas Pessoa. Design de identidade visual gráfica em produções audiovisuais contemporâneas: uma análise da apropriação da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | /*ref*/PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. | /*ref*/PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. | /*ref*/SILVA, Adriana Silva da. O infográfico conceitual como meio para o desenvolvimento de experiência estética significativa em web arte. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | /*ref*/SILVA, Emerson Ferreira da. O espírito do som: encontros entre design, música e artes visuais no projeto gráfico de capas de discos. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | /*ref*/WEBER, Paula. Livro das inquietações: experiências singulares no ensino do design. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 2 (2020): Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares | Revista GEARTE; v. 7, n. 2 (2020): Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares | 2357-9854
Assuntos
Art Education. Design Education. Historical research. Master in Visual Arts. Sensitive education. | Enseñanza de arte. Educación de diseño. Investigación historica. Maestría en Artes Visuales. Educación sensible. | Artes Visuais; Ensino da Arte; Ensino do Design; História Cultural | Ensino da Arte. Ensino do Design. Pesquisa histórica. Mestrado em Artes Visuais. Educação do sensível.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion