-
Teaching work in higher education in times of crisis and reconfiguration||O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work analyses the processes of intensification and precariousness on teaching work that has been taking place in the university field, with the Federal University of Goias (UFG) as the object of study. The goal is to discuss the clashes of teaching work front of public policy on higher education from 1990, specifically the policies of expansion and regulation of teaching work in higher education. As methodology, we realized a bibliographical, documentary and empiric research, being the latter effected by the means of interviews with academic managers and researchers of strictosensu graduation programs of different knowledge areas of UFG. Among other aspects, the research highlights that the processes of flexibilization, intensification and precariousness are present in the production of academic work from the institution, supporting certain alignment to the economic-productive demands. The inexorable fact is that there has been occurring alterations on the nature and character of teaching work, which are largely due to external demands, that has been amplifying the heteronomy on production, organization, management and purposes of the University.||O trabalho analisa os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente que vem se concretizando no campo universitário, tendo a Universidade Federal Goiás (UFG) como objeto de estudo. Objetiva-se discutir os embates do trabalho docente frente ás políticas públicas de educação superior a partir de 1990, especificamente as políticas de expansão e de regulação do trabalho docente no magistério superior. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, sendo esta última efetivada por meio de entrevistas com gestores acadêmicos e pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas de conhecimento da UFG. A pesquisa evidencia, dentre outros aspectos, que os processos de flexibilização, intensificação e precarização estão presentes na produção do trabalho acadêmico da instituição, corroborando certo alinhamento às demandas econômico-produtivas. O fato inexorável é que estão ocorrendo alterações na natureza e no caráter do trabalho docente, decorrentes, em grande parte, de demandas externas, o que tem ampliado a heteronomia na produção, organização, gestão e finalidades da universidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Paz, Suelaynne Lima | Oliveira, João Ferreira de
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7894 | 10.5585/eccos.n46.7894
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 46 (2018): Artigos; 109-130 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
University Teaching. Policies Of Higher Education.Teaching Work. | Magistério Superior. Políticas de Educação Superior. Trabalho Docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion