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Tears in rain : (or “deal with it” again)||Lágrimas bajo la lluvia : (o “lidiar con eso” de nuevo)||Tears in rain : (ou “lido com ela”, de novo)
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Metadados
Descrição
The invitation to exhibit in a city on the outskirts of Lisbon raises an artistic project about a specific place: a ruined cinema called Lido. From facts to semantic potential, a conceptual paradigm is generated for a set of previous and recent paintings and a series of new collages. This text is about this project in mediation with the place. It is also about the coexistence, in contemporary painting, of a dynamic double between the vital energy and the melancholic drive. When it is the look itself that generates the work, the essential question focuses on the relationship with reality, what of the world persists in it and how to deal with it all. This is, therefore, a case of this constant struggle.||La invitación a exponer en una ciudad en las afueras de Lisboa plantea un proyecto artístico sobre un lugar específico: un cine en ruinas llamado Lido. Desde los hechos hasta el potencial semántico, se genera un paradigma conceptual para un conjunto de pinturas anteriores y recientes y una serie de nuevos collages. Este texto trata sobre este proyecto en mediación con el lugar. También se trata de la convivencia, en la pintura contemporánea, de un doble dinámico entre la energía vital y el impulso melancólico. Cuando es el aspecto mismo el que genera el trabajo, la pregunta esencial se centra en la relación con la realidad, qué persiste en el mundo y cómo lidiar con todo. Este es, por lo tanto, un caso de esta lucha constante.||O convite para expor numa cidade na periferia de Lisboa suscita um projeto artístico sobre um local determinado: um cinema em ruínas chamado Lido. Dos factos ao potencial semântico, gera-se um paradigma conceptual para um conjunto de pinturas anteriores e recentes e uma série de colagens novas. Este texto é sobre esse projeto em mediação com o local. É, também, sobre a coexistência, em pintura contemporânea, de uma dupla dinâmica entre a energia vital e a pulsão melancólica. Quando é o próprio olhar que gera a obra, a questão essencial centra-se na relação com a realidade, o que do mundo persiste nela e como se lida com tudo isso. Este é, pois, um caso dessa lida constante.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Lisbon, Portugal; Contemporany | Lisboa, Portugal; Contemporáneo | Lisboa, Portugal; Contemporâneo
Autor
Correia, Isabel Maria Sabino
Data
23 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/13710 | 10.20396/visuais.v6i1.13710
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Visuais
Fonte
Revista Visuais; Vol. 6 No. 1 (2020): jan./jun [10] As experiências da arte como necessidades da vida; 1-24 | Revista Visuais; Vol. 6 Núm. 1 (2020): jan./jun [10] As experiências da arte como necessidades da vida; 1-24 | Revista Visuais; v. 6 n. 1 (2020): jan./jun [10] As experiências da arte como necessidades da vida; 1-24 | 2447-1313
Assuntos
Pintura | Cinema | Genius lock | Pintura | Cine | Genius lock | Painting | Cinema | Genius Lock
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto