-
TEATRO NO CURSO DE PEDAGOGIA: concepções e mediação cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo aborda dois aspectos envolvidos no ensino de teatro no curso de Pedagogia que são as concepções de teatro na escola e a formação para a tarefa da mediação teatral. A profissional formada em Pedagogia que escolhe ser professora de crianças encontra-se em um lugar de mediação entre a criança e as culturas e, mais especificamente, entre as crianças e a cena teatral. Pensar sobre a função e os objetivos do teatro na formação de pedagogas envolve refletir sobre quais concepções de teatro as professoras trazem em seus repertórios e quais são as mediações necessárias hoje neste campo específico, considerando-se as discussões contemporâneas sobre educação, culturas e teatro. Atuar com o ensino de teatro incorporado ao curso de Pedagogia significa também tomar em consideração a identidade do curso. Sendo assim, são abordadas as características e especificidades da formação artística de pedagogas, profissionais que atuam em várias instâncias da prática educativa, tais como na gestão da educação (supervisoras e dirigentes de ensino), na gestão escolar (diretoras, coordenadoras pedagógicas), na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, bem como em contextos educativos não escolares. As considerações apontam para a necessidade de criação de tempos de experimentação das muitas formas de se fazer teatro durante a formação inicial e de processos de fruição que contribuam para a renúncia de visões estereotipadas de teatro e para a ressignificação das concepções de expressão dramática, jogo e teatro. Isto porque existe a necessidade de expansão dos saberes das professoras em direção a construções de ordem lúdica, simbólica e subjetiva, com base em lógicas mais próximas do ponto de vista infantil, que é o da fantasia e do brincar.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Data
20 de dezembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Teatro: Criação e Construção de Conhecimento
Fonte
Teatro: Criação e Construção de Conhecimento; v. 5 n. 2 (2017): O teatro e a performance na formação de pedagogos: possibilidades, limites e necessidades; 33-44 | 2357-710X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion