-
Tecnomorfismo enquanto processo composicional em duas peças de Patricia Alessandrini
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to investigate the possible differences or similarities found in the acousmatic and instrumental creative processes based on the comparative analysis of the pieces Nani and Menus morceaux par un autre moi reunis, by composer Patricia Alessandrini. Considering the concept of technomorphism as a possible compositional model, we seek to understand the influence of technological use on composition and the particular constructions of musical discourse and its differentiations in acousmatic and instrumental contexts. The methodology adopted in this article consists of a literature review on the topic, the authors selected as theoretical references adopted include Pierre Schaeffer's theory and his type-morphology, François Delalande's cognitive musicology and his study of musical conduct, and the rhetorical canons proposed by Quintiliano so that the different phases of musical creation can be systematized based on the update of classical rhetoric applied to contemporary music made by William Teixeira. Furthermore, scores, interviews and recordings by Patricia Alessandrini are considered so that one can understand the creative processes adopted in this specific case. Finally, it is considered that studio creation procedures have become common to different creative processes and that, in the case of Alessandrini, they demonstrate an intimate relationship between acousmatic and instrumental writing, in which the two languages influence each other.||O presente artigo tem como objetivo investigar as possíveis diferenças ou semelhanças tidas nos processos criativos acusmáticos e instrumentais a partir da análise comparada das peças Nani e Menus morceaux par un autre moi reunis, da compositora Patricia Alessandrini. Considerando o conceito de tecnomorfismo como um modelo composicional possível, busca-se entender a influência da utilização tecnológica na composição e as construções particulares do discurso musical e suas diferenciações nos contextos acusmático e instrumental. A metodologia adotada neste artigo consiste na revisão de literatura acerca do tema, os autores selecionados enquanto referenciais teóricos adotados incluem a teoria de Pierre Schaeffer e sua tipo-morfologia, a musicologia cognitiva de François Delalande e seu estudo acerca das condutas musicais, e o cânone retórico proposto por Quintiliano para que se possa sistematizar as diferentes fases da criação musical baseados na atualização da retórica clássica aplicada à música contemporânea feita por William Teixeira. Ademais, são consideradas partituras, entrevistas e gravações de Patricia Alessandrini para que se possa compreender os processos criativos adotados neste caso específico. Por fim, considera-se que os procedimentos de criação em estúdio tornaram-se comum a processos criativos diversos e que, no caso de Alessandrini, demonstram uma relação íntima entre a escrita acusmática e a instrumental, em que as duas linguagens se influenciam mutuamente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Yamazato de Souza, Ingrid Mayumi | Teixeira da Silva, William
Data
6 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78608 | 10.5216/mh.v24.78608
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
análise musical | composição | tecnomorfismo | música acusmática | música eletroacústica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion