-
TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA||EMERGING THEMES IN STUDIES OF THE BODY ON THE PEDAGOGY COURSE||TEMAS EMERGENTES EN ESTUDIOS DEL Y EN EL CUERPO EN LA CARRERA DE PEDAGOGÍA
- Voltar
Metadados
Descrição
O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do eno corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são asprincipais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educaçãodo corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados pormeio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de umadisciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e domovimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debatesobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinarno que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade doscorpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.||The object of the research is the emerging themes in studies of and in thebody on the Pedagogy course. Its research question is: what are the main demands of knowledge of future teachers in the field of body education? The article presents the results of an interpretation of data collected through student narratives from 2014 to 2020, within the scope of an undergraduate discipline. A total of 645 responses to the following question were analyzed: What is your greatest delight and your greatest disappointment in relation to the question of the body and movement throughout your school life? The results reveal that the debate about the body within the educational institution requires an interdisciplinary approach to the themes to be studied, taking into account the diversity of bodies that transit through the school and university spaces.||El objeto de esta investigación son los temas emergentes en los estudios de y enel cuerpo en la carrera de Pedagogía, teniendo como problema de pregunta: ¿cuáles son las principales demandas de conocimiento de futuros pedagogos en el campo de los estudios del cuerpo? El artículo presenta resultados de la interpretación de los datos recopilados a través de las narrativas de los estudiantes de 2014 a 2020 dentro del alcance de una disciplina de pregrado. Se analizaron 645 respuestas a la pregunta: “¿Cuál es su mayor encanto y su mayor decepción en relación con la cuestión del cuerpo y el movimiento a lo largo de su vida escolar?” Los resultados revelan que el debate sobre el cuerpo dentro de la institución educativa necesita un enfoque interdisciplinario con respecto a los temas a estudiar, teniendo en cuenta la diversidad de cuerpos que transitan por los espacios escolares y universitarios.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Salgado dos Santos Lombardi, Lucia Maria
Data
7 de março de 2021
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/16249 | 10.14210/contrapontos.v20n2.p289-311
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 20, n. 2 (2020): DOSSIÊ: ARTES DO CORPO E EDUCAÇÃO; 289-311 | Revista Contrapontos; v. 20, n. 2 (2020): DOSSIÊ: ARTES DO CORPO E EDUCAÇÃO; 289-311 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Ciências Humanas; Educação | Corpo; Formação de professores; Pedagogia; Diversidade; Avaliação educacional. | Body; Teacher education; Pedagogy; Diversity; Educational evaluation. | Cuerpo; Formación de profesores; Pedagogía; Diversidad; Evaluación educativa.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion