-
Teorias, Perspectivas e Práticas pedagógicas: algumas contribuições filosóficas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo investigar a coerência entre as práticas pedagógicas, suas teorias, perspectivas e bases filosóficas, segundo o ponto de vista de estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), os quais encontram-se em estágio inicial de formação. A partir da premissa de que esses estudantes, ainda que com formação acadêmica padrão, quando da sua atuação, desenvolverão perfis e práticas pedagógicas diferenciadas, a questão que permeia a pesquisa aqui apresentada é a seguinte: O que influencia essa diferença de perfis docentes em suas práticas pedagógicas? Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, com abordagem que conbina métodos de análise quantitativa e qualitativa de conteúdo, cujos procedimentos adotados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, esta ancorada no instrumento questionário estruturado. Como aporte teórico, serão exploradas correntes filosóficas e teorias psicológicas de forma associada às perspectivas pedagógicas de cunho fenomenológico, comportamentalista e dialógico, as quais constituem o questionário aplicado e que diz respeito à pesquisa em si. Dentre os resultados obtidos, apesar de ter prevalecido uma suposta tendência dos sujeitos pela perspectiva dialógica, constatamos que diferentes estilos pedagógicos constroem a identidade pedagógica do docente, a qual não se restringe a um mero enquadramento generalista e exclusivo de um ou outra perspectiva pedagógica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Daniel Cardoso
Data
19 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/25983 | 10.21680/1983-2109.2024v31n65ID25983
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Daniel Cardoso Alves | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 31 n. 65 (2024): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) | 1983-2109 | 0104-8694 | 10.21680/1983-2109.2024v31n65
Assuntos
Bases filosóficas | Perspectivas pedagógicas | Práticas pedagógicas | Teorias psicológicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares