-
Terra prometida: : Os estrangeiros nos cinemas da Argentina e do Brasil (1932-1942)
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of article is to compare the contribution of directors and technicians of foreign origin in cinematographies of Argentina and Brazil between 1932 and 1942. In Argentina it is possible to note the presence of professionals such as cinematographers John Alton (Hungarian) and Francis Boeniger (Swiss), the editor Laszlo Kish (Hungarian) or the set designer Gori Muñoz (Spanish). In Brazil, the presence of foreigners was less marked, although there are cases of cinematographers George Fanto (Hungarian) and Aquilino Mendes (Portuguese) or director Chianca de Garcia (Portuguese). The article lists the main foreign professionals working in the two cinematographies, the contributions for the development of both, and the motivations for the foreigners to find more space in Argentina.||O artigo tem por objetivo comparar a contribuição dos diretores e técnicos de origem estrangeira nas cinematografias da Argentina e do Brasil no período entre 1932 e 1942. Na Argentina é possível anotar a presença de profissionais como os diretores de fotografia John Alton (húngaro) e Francis Boeniger (suíço), o montador Laszlo Kish (húngaro) ou o cenógrafo Gori Muñoz (espanhol). Já no Brasil, a presença dos estrangeiros foi menos marcante, embora haja os casos dos diretores de fotografia George Fanto (húngaro) e Aquilino Mendes (português) ou do diretor Chianca de Garcia (português). O artigo relaciona os principais profissionais estrangeiros atuantes nas duas cinematografias, as contribuições para o desenvolvimento de ambas e as motivações pelas quais os estrangeiros encontraram mais espaço na Argentina.
ISSN
1518-8728
Periódico
Autor
Autran Franco de Sá Neto, Arthur
Data
28 de junho de 2019
Formato
Identificador
http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/10 | 10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019.10
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista ALCEU | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista ALCEU; Vol. 19 No. 38 (2019): 38 Edition; 33-48 | Revista ALCEU; Vol. 19 Núm. 38 (2019): Edição 38; 33-48 | ALCEU; v. 19 n. 38 (2019): Edição 38; 33-48 | 2175-7402 | 10.46391/ALCEU.v19.ed38.2019
Assuntos
Cinema argentino | Cinema brasileiro | Estúdio | Brazilian Cinema | Argentine Cinema | Studio
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion