-
Territorial narratives: an analysis of wine labels of the Old and the New World||Narrativas territoriales: un análisis de las etiquetas de vinos del Viejo y Nuevo Mundo||Narrativas territoriais: uma análise dos rótulos de vinhos de Velho e Novo Mundo
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to investigate the existing territorial narratives on wine labels. Therefore, the contributions of design on packaging were observed, more specifically on forty wine labels, in a comparison of strategies from the two production poles: twenty from the Old World and twenty from the New World. For the analytical method, the focus was the correlation of technical information and elements of visual communication, analyzing the hierarchical and differentiating variables of the informational system and the application of visual language attributes in the selected sample. That way, it was possible to perceive that, depending on the place, different information is emphasized, creating new dynamics of meaning so that not only technical information is presented, but also an experience that brings the producer closer to the buyer closer through characteristics that resemble traditions of the vitivinicultural universe.||Este artículo tiene como objetivo investigar las narrativas territoriales que existen en las etiquetas de los vinos. Para ello, se observaron los aportes del diseño en el packaging, más concretamente en cuarenta etiquetas, en una comparación de estrategias de los dos centros de producción: veinte del Viejo Mundo y veinte del Nuevo Mundo. En el método de análisis se centró en la correlación de información técnica y elementos de comunicación visual, analizando las variables jerárquicas y diferenciadoras del sistema de información y la aplicación de los atributos del lenguaje visual de las etiquetas seleccionadas. De esta manera, se pudo notar que, según el lugar, se enfatiza diferente información, generando nuevas dinámicas de significado para que no solo se presente información técnica, sino también una experiencia que acerque al productor y al comprador a través de características que hacen referencia a las tradiciones del universo vitivinícola.||Este artigo tem como objetivo investigar as narrativas territoriais existentes nos rótulos de vinhos. Para tanto, observou-se as contribuições do design nas embalagens, mais especificamente em quarenta rótulos, num comparativo de estratégias dos dois polos produtores: vinte de Velho Mundo e vinte de Novo Mundo. No método de análise, o foco foi a correlação das informações técnicas e dos elementos da comunicação visual, analisando as variáveis hierárquicas e diferenciadoras do sistema informacional e a aplicação dos atributos da linguagem visual dos rótulos selecionados. Dessa forma, foi possível perceber que, a depender do lugar, são enfatizadas diferentes informações, gerando novas dinâmicas de sentido para que se apresentem não só as informações técnicas, mas também uma experiência que aproxima o produtor do comprador por meio de características que remetem às tradições do universo vitivinicultor.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Henrique de Siqueira Leite, Pedro | de Moraes Andrade Barbosa, Ana Carolina
Data
29 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/1112 | 10.51358/id.v21i1.1112
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Pedro Henrique de Siqueira Leite, Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa | https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design; Vol. 21 No. 1 (2024): | InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação; Vol. 21 Núm. 1 (2024): | InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação; v. 21 n. 1 (2024): | 1808-5377
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion