-
THE AMAZON CONQUEST CANVAS: THE RIDDLE THAT REVEALS AND HIDES WHAT CAN BE||A TELA CONQUISTA DO AMAZONAS: O ENIGMA QUE REVELA E ESCONDE AQUILO QUE É
- Voltar
Metadados
Descrição
The article is an attempt to approach the Amazon issue from a perspective that goes beyond analytical binary white/non-white; European/non-European; development/sustainability; city /countryside; domination/resistance and others. However, based on some criticisms of the reflections of the Socioeconomic and Cultural Formation of the Amazon, that put the being in the region in the background. It is chosen the Gadamerian hermeneutic perspective and Heidegger's essay “The Origin of the Work of Art” (2012) to analyze the canvas “The Conquest of the Amazon” (ACA). Starting from a decolonial analysis of the screen through the concept of “new dualism” and “race” is problematized to transcend it and reposition ontologically the being at the center of the analysis. It´s concluded, therefore, that it is necessary to subvert the order of discussions and reflections, that is, not to ask why the Amazon and its population are dominated and exploited, but rather who’s the being of the Amazon.||O artigo é uma tentativa de abordar a questão da Amazônia sob uma perspectiva que vai além dos binarismos analíticos branco/ não branco, europeu/ não europeu, desenvolvimento/sustentabilidade; cidade/campo, dominação/resistência, entre outros, construída a partir de uma crítica às reflexões da Formação Socioeconômica e Cultural da Amazônia, que coloca em segundo plano o ser na Amazônia. Opta-se pela perspectiva hermenêutica gadameriana e do ensaio “A origem da obra de Arte” de Heidegger (2012) para analisar a tela “A Conquista do Amazonas” (ACA). Parte-se da análise decolonial da tela, por meio do conceito “novo dualismo”, em que se problematiza a “raça” no intuito de transcendê-la e ontologicamente recolocar o ser no centro da análise. Conclui-se que é necessário subverter a ordem das discussões e reflexões, ou seja, não indagar por que a Amazônia e sua população são dominadas e exploradas, mas sim quem é o ser da Amazônia.
ISSN
1807-6971
Autor
Kabuenge, Nathan Nguangu | Costa, Alda Cristina Silva da
Data
14 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/45 | 10.35355/0000041
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Fonte
Fênix - Revista de História e Estudos Culturais; v. 17 n. 1 (2020): DOSSIÊ "PRÁTICAS E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS NA AMAZÔNIA"; 28-44 | 1807-6971 | 1807-6971
Assuntos
Amazônia | Hermenêutica | Obra de arte | Decolonialidade de poder
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares