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The Articulation of Diverse Areas of Knowledge from the Perspective of Socialist Pedagogy||La Articulación de Diversas Áreas del Conocimiento desde la Perspectiva de la Pedagogía Socialista||A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista
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Metadados
Descrição
This essay problematizes interdisciplinarity in the classroom based on concepts from Socialist Pedagogy, starting with the foundations present in the Soviet experience from major authors of the time such as Krupskaya, Pistrak, and Shulgin. To do so, it surveys how the topic is conceptually treated in education and in some official Brazilian documents, seeking consensus on its polysemy; it also rescues historical aspects that fragment and aggregate knowledge, determining school knowledge; and finally, it analyzes Socialist Pedagogy to reflect on the topic of interdisciplinarity. It is concluded that given the praxis of socialist education and its goals, the articulation between the various areas of knowledge is dialectically spontaneous and intentionally constituted, with reality and work as the basis of teaching.||Este ensayo problematiza la interdisciplinariedad en el aula a partir de conceptos propios de la Pedagogía Socialista, tomando como punto de partida los fundamentos presentes en la experiencia soviética de los principales autores de la época, como Krupskaya, Pistrak y Shulgin. Para ello, realiza un relevamiento sobre cómo se trata el tema conceptualmente en la educación y en algunos documentos oficiales brasileños, buscando los consensos en su polisemia; rescata, además, aspectos históricos que fragmentan y aglutinan los conocimientos, determinando los saberes escolares; y por último, analiza la Pedagogía Socialista para reflexionar sobre el tema de la interdisciplinariedad. Se concluye que, dada la praxis de la educación socialista y sus finalidades, la articulación entre las diversas áreas del conocimiento es dialécticamente espontánea e intencionalmente constituida, teniendo la realidad y el trabajo como base de la enseñanza.||Este ensaio problematiza a interdisciplinaridade na sala de aula a partir de conceitos próprios da Pedagogia Socialista, que tem como ponto de partida os fundamentos presentes na experiência soviética dos principais autores da época, como Krupskaya, Pistrak e Shulgin. Para isso, faz-se um levantamento sobre como o tema é tratado conceitualmente na educação e em alguns documentos oficiais brasileiros, buscando os consensos na sua polissemia; resgata ainda aspectos históricos que fragmentam e aglutinam os conhecimentos e determinam os saberes escolares; e, por fim, analisa a Pedagogia Socialista para se refletir sobre o tema da interdisciplinaridade. Conclui-se que, dadas a práxis da educação socialista e suas finalidades, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento é dialeticamente espontânea e intencionalmente constituída, tendo a realidade e o trabalho como bases do ensino.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Marcos Oliveira | Mororó, Leila Pio
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61417 | 10.23925/1809-3876.2024v22e61417
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61417 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61417 | 1809-3876
Assuntos
interdisciplinarity | Socialist Pedagogy | education | work | interdisciplinariedad | Pedagogía Socialista | educación | trabajo | interdisciplinaridade | Pedagogia Socialista | educação | trabalho
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion