Descrição
This paper presents an experiment in the Pedagogy Bachelor's Degree in distance mode, demonstrating the possibilities of combining methodological tools in distance education and methodological tools in classroom education, working about the embodiment and its role in knowledge construction. The reflections beginning of a Internet historical sketch, the approaches and their relationships with distance education. Analyzes the possibilities and limitations of introducing the concept of embodiment in distance education, showing an experience in distance education pedagogy courses in the consortium CEDERJ / UERJ’ semi-distance mode, from the working face through playful corporal workshops.||O presente trabalho apresenta uma experiência no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, demonstrando possibilidades de aliar ferramentas metodológicas em educação a distância e ferramentas metodológicas em educação presencial, trabalhando sobre o tema da corporeidade e seu papel na construção do conhecimento. As reflexões partem de um esboço histórico da Internet, as abordagens e suas relações com a Educação a distância. Analisa as potencialidades e limitações da introdução do conceito de corporeidade em EAD, apresentando uma experiência no curso de pedagogia EAD na modalidade semipresencial do consórcio CEDERJ/ UERJ, a partir do trabalho presencial com as oficinas lúdico corporais.