-
THE BODY AS A CRITICAL EXPONENT: : ELEMENTS OF YORUBA AESTHETICS IN THE POETICS OF PAULO NAZARETH||O CORPO COMO EXPOENTE CRÍTICO: : ELEMENTOS DA ESTÉTICA IORUBÁ NA POÉTICA DE PAULO NAZARETH
- Voltar
Metadados
Descrição
This article discusses the work of contemporary artist Paulo Nazareth, discussing his conception of art of conduct and analyzing some of his works, in particular those constructed through photographs, pamphlets, performances, installations during his walks around the world. In addition, it seeks to present some aspects of his trajectory, focusing on his training as an artist and his connection with the community in which he was born, Palmital, a neighborhood on the outskirts of Belo Horizonte. From the methodological point of view, in addition to interviews with the artist and articles about his work, the research of Dr. Naiara Paula Eugenio is used to establish some points of contact between his production and the Yorubá aesthetic, whose principle is the ethical-aesthetic formation of an individual within a social body. With this, it seeks to show the importance that the artist gives to his ancestry connecting contemporary language with resonances of one of the oldest cultures in Africa.||Este artigo aborda a obra do artista contemporâneo mineiro Paulo Nazareth, discutindo sua concepção de arte de conduta e analisando alguns de seus trabalhos, em particular aqueles construídos por meio de fotografias, panfletos, performances, instalações durante suas caminhadas ao redor do mundo. Além disso, busca-se apresentar alguns aspectos da sua trajetória, enfocando sua formação como artista e sua ligação com a comunidade em que nasceu, Palmital, bairro da periferia de Belo Horizonte. Do ponto de vista metodológico, além de entrevistas com o artista e artigos sobre o seu trabalho, utiliza-se a pesquisa da Dra. Naiara Paula Eugenio para estabelecer alguns pontos de contato entre a sua produção e a estética Yorubá, cujo princípio é a formação ético-estética de um indivíduo dentro de um corpo social. Com isso, busca-se mostrar a importância que o artista dá à sua ancestralidade conectando a linguagem contemporânea com ressonâncias de uma das culturas mais antigas da África.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hussak van Velthen Ramos, Pedro | Reboredo Évora , Gabriela | de Oliveira Cassiano, Carlos Eduardo
Data
21 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/63180 | 10.7443/problemata.v13i1.63180
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Pedro Hussak van Velthen Ramos, Gabriela Reboredo Évora , Carlos Eduardo de Oliveira Cassiano | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 13 No. 1 (2022); 340-352 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 13 No 1 (2022); 340-352 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 13 n. 1 (2022); 340-352 | 2236-8612 | 1516-9219 | 10.7443/problemata.v13i1
Assuntos
Contemporary art | Paulo Nazareth | Performance | African Aesthetics | Yoruba peoples | Arte contemporânea | Paulo Nazareth | Performance | Estética Africana | Povos Yorubás
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Dossiê sobre estética africana - Profa. Paula Eugênio