Descrição
This article reaffirms the importance of body as content and methodology in undergraduate courses in performing arts from an undisciplinary perspective. Taking the performing body as a common category in theater and dance programs, it evokes interest in an investigative process, with this vector of empirical knowledge being fed by diverse knowledge. The article presents two experiments carried out in higher education, in which somatic techniques and approaches foster investigative processes of the performing body. By defending the contribution of somatic techniques and practices, albeit in a critical manner, the intention is not to present a closed formula, but to open a discussion.||Este artigo reafirma a importância da formação do corpo nos cursos de graduação em artes da cena numa perspectiva indisciplinar. Tomando o corpo cênico como categoria comum no teatro e na dança, evoca-se o interesse por um processo investigativo, tendo este vetor de conhecimento empírico alimentado pelos diversos saberes. O artigo apresenta duas experiências realizadas no ensino superior, em que as técnicas e abordagens somáticas fomentam processos investigativos do corpo cênico. Ao defender a contribuição das técnicas e práticas somáticas, porém de maneira crítica, a intenção não é apresentar uma fórmula fechada, mas abrir uma discussão.||Este artigo reafirma a importância da formação do corpo nos cursos de graduação em artes da cena numa perspectiva indisciplinar. Tomando o corpo cênico como categoria comum no teatro e na dança, evoca-se o interesse por um processo investigativo, tendo este vetor de conhecimento empírico alimentado pelos diversos saberes. O artigo apresenta duas experiências realizadas no ensino superior, em que as técnicas e abordagens somáticas fomentam processos investigativos do corpo cênico. Ao defender a contribuição das técnicas e práticas somáticas, porém de maneira crítica, a intenção não é apresentar uma fórmula fechada, mas abrir uma discussão.