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THE CARE OF SPIRITUALITY IN EDUCATIONAL PLACES FROM THE REPORT OF THE EXPERIENCES OF HIGH SCHOOL YOUTH||O CULTIVO DA ESPIRITUALIDADE EM ESPAÇOS EDUCATIVOS A PARTIR DO RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DE ENSINO MÉDIO MARISTA
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Metadados
Descrição
Cultural and social changes have started multiple challenges to initiatives with young people in a variety of contexts. From the perspective of youth spiritual experiences on educative places, the challenges include the rethinking their acceptance and engagement in places of Christian identity. Therefore, beginning from data analysis of a research showed in 2020, the aim of this article was to investigate aspects of the care of spirituality expressed in the experiences reported by young High School students. The results showered to a multiplicity of experiences, sometimes denoting the promotion of youth engagement and participation, sometimes a distancing from decisions and/or apparent youth passivity in the face of initiatives. Interculturality, practices of interiority, Christian or non-Christian spirituality, different religious and non-religious experiences were present. It concludes by accentuating the dialogue as a method of accompaniment and emphasizing the need for a constant theoretical and practical update that support strengthening actions of the culture of the encounter with young people.||Mudanças culturais e sociais têm desencadeado múltiplos desafios às iniciativas de atuação com jovens em variados contextos. Do ponto de vista das vivências espirituais juvenis em espaços escolares, os desafios englobam o (re)pensar o acolhimento e o engajamento destes em espaços de identidade cristã. Assim, a partir da análise dos dados de um estudo divulgado em 2020, objetivou-se averiguar aspectos do cultivo da espiritualidade expressas nas experiências relatadas por jovens estudantes de Ensino Médio. Os resultados apontaram para uma multiplicidade de vivências, ora denotando o fomento o engajamento e participação juvenil, ora um distanciamento das decisões e/ou a aparente passividade juvenil diante das iniciativas. Interculturalidade, práticas de interioridade, espiritualidade cristã ou não-cristã, diferentes experiências religiosas e não-religiosas se mostraram vigentes. Conclui-se acentuando o diálogo como método de acompanhamento e ressaltando a necessidade de constante atualização teórica e prática que embase ações fortalecedoras da cultura do encontro com jovens.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos Tessaro, Luiz Gustavo | Espíndola de Lima Teixeira, Patrícia | Bonhemberger, Marcelo
Data
16 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/13413 | 10.18224/frag.v33i2.13413
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Luiz Gustavo Santos Tessaro, Patrícia Espíndola de Lima Teixeira | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Fragmentos de Cultura - Interdisciplinary Journal of Human Sciences; Vol. 33 No. 2 (2023): Fraternity and Hunger: “[…] give ye them to eat.” (Mt 14,16 – KJV); 361-377 | Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinaria de Ciencias Humanas; Vol. 33 Núm. 2 (2023): Fraternidad y Hambre: “[…] dadles vosotros de comer.” (Mt 14,16c – B.J.); 361-377 | Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas; v. 33 n. 2 (2023): Fraternidade e Fome: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14,16).; 361-377 | 1983-7828 | 10.18224/frag.v33.n2.2023
Assuntos
Youth | Students | Education | High School | Spirituality | Juventudes | Estudantes | Educação | Ensino Médio | Espiritualidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion