-
The challenges of building the curriculum for digital natives in contemporary basic education||Los retos de la construcción del currículo para nativos digitales en la educación básica contemporánea||Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyzes challenges related to building a curriculum for digital natives, establishing intersections with pedagogical practices and digital culture. The central question is: how can the construction of curricula for contemporary school institutions be based on the presence of digital native students and digital technologies? To this end, we undertook a theoretical-critical discussion, based on qualitative bibliographical research. Based on the analytical-interpretative process, we infer that designing a curriculum for schools in the digital age implies understanding the changes in digital native learning; articulating the guidelines of the Common National Curriculum Base with regional demands and flexibilities; establishing a conception of curriculum appropriate to contemporaneity and inserting digital culture transversally among the curricular components. ||Este artículo analiza los desafíos relacionados con la construcción de un currículo para nativos digitales, estableciendo intersecciones con las prácticas pedagógicas y la cultura digital. La pregunta central es: ¿cómo construir currículos para las instituciones escolares contemporáneas a partir de la presencia de estudiantes nativos digitales y de las tecnologías digitales? Para ello, realizamos una discusión teórico-crítica, basada en una investigación bibliográfica cualitativa. A partir del proceso analítico-interpretativo, inferimos que diseñar un currículo para la escuela en la era digital implica comprender los cambios en el aprendizaje de los nativos digitales; articular los lineamientos de la Base Curricular Común Nacional con las demandas y flexibilidades regionales; establecer un concepto de currículo adecuado a la contemporaneidad, e insertar la cultura digital transversalmente entre los componentes curriculares.||Este artigo analisa desafios relacionados à construção do currículo para nativos digitais, estabelecendo intersecções com práticas pedagógicas e a cultura digital. A questão central é: como fundamentar a construção de currículos para instituições escolares contemporâneas diante da presença de alunos nativos digitais e das tecnologias digitais? Para tanto, empreendemos uma discussão teórico-crítica, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A partir do processo analítico-interpretativo, inferimos que conceber um currículo para a escola na era digital implica compreender as mudanças do aprender do nativo digital; articular orientações da Base Nacional Curricular Comum com demandas e flexibilizações regionais; estabelecer uma concepção de currículo adequada à contemporaneidade, e inserir a cultura digital de modo transversal entre os componentes curriculares.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dalla Valle, Paulo Roberto | Marcom, Jacinta Lucia Rizzi | Porto, Ana Paula Teixeira
Data
2 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59219 | 10.23925/1809-3876.2024v22e59219
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59219 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59219 | 1809-3876
Assuntos
school curriculum | digital natives | technologies | digital culture | currículo escolar | nativos digitales | tecnologías | cultura digital | currículo escolar | nativos digitais | tecnologias | cultura digital
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion