-
The child drawing as a part of their literacy process||O desenho da criança como parte do seu processo de alfabetização
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aimed to articulate the child 's drawing to the language learning in the literacy process. It was a theoretical bibliographic study, using as basis the theories on the development of thought and language in the child found in Vygotsky and Piaget, also using the understanding of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky on the literacy. This study contributes to other teachers and professionals who are concerned with the educational deficiencies that still exist in the Brazilian population, and in view of the fundamental rights provided for in the 1988 Federal Constitution of Brazil, among which, Education and child protection. The theme was studied in three sections called "The Place of Drawing in the Literacy Process", "The Phases of Drawing in the Development of the Child", and "The Writing Language as Representation System".||Este estudo objetivou articular o desenho da criança ao aprendizado da língua no processo de alfabetização. Tratou-se de um estudo teórico bibliográfico, utilizando-se como bases as teorias sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança encontradas em Vygotsky e Piaget, utilizando-se também a compreensão de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a alfabetização. Este estudo vem a contribuir com outros professores e profissionais que se preocupam com as deficiências educacionais que ainda existem na população brasileira, e em atenção aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federativa do Brasil de 1988, dentre os quais, deve-se assegurar o direito à educação e a proteção da infância. O tema em estudo foi trabalhado em três seções denominadas respectivamente de: “O Lugar do Desenho no Processo de Alfabetização”, “As Fases do Desenho no Desenvolvimento da Criança”, e “A Língua Escrita como Sistema de Representação”.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
x
Autor
de Souza, Christiane Pantoja
Data
22 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3230 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51.pp169-186
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Christiane Pantoja de Souza | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 19 n. 51 (2024): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 169-186 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | x