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The children’s literature between the aesthetic experience and moral education||La literatura infantil entre la experiencia estética y la educación moral||A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral
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Metadados
Descrição
This article aims to propose a questioning about the moral dimension addressed by the children’s literature in school education, intercrossed with the formation of the reader, as a subject in the educational act. It interrogates here the intensification of moral, in educational practices in the children’s literature loses its ethical-aesthetic potency to align with a proposition of moral doctrine. Through a theoretical-bibliographic research, philosophic, the argument is structured by Walter Benjamin’s perspective – through reference to the concept of experience – and Michel Foucault – with the understanding of moral as opposed to ethics and the o the conjunction with the notion of the Technologies of the Self, and the appropriation of Jorge Larrosa of the same concept.||Este trabajo pretende proponer un cuestionamiento sobre la dimensión moral por la literatura infantil en la educación, entrecruzada con la formación del lector, mientras que sujeto en el acto pedagógico. Pregunta aquí que la intensificación de las prácticas morales, la educación en la literatura infantil pierde su potencia ética-estética para alinearse con una propuesta de la doctrina moral. A través de una investigación teórica de la literatura filosófica, el argumento se estructura desde la perspectiva de Walter Benjamín – por referencia al concepto de experiencia – Michel Foucault – con respecto a la comprensión de la moralidad como un contrapunto a la ética y a la conjunción con la noción de tecnologías del yo, así como la apropiación de Jorge Larrosa el mismo concepto.||O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ghiggi, Gomercindo | Chaves, Priscila Monteiro | Schneider, Daniela da Cruz
Data
30 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26054 | 10.15448/1981-2582.2018.3.26054
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 3 (2018): Dossiê: A Defectologia de Vygotsky; 437-445 | Educação; Vol. 41 Núm. 3 (2018): Dossiê: A Defectologia de Vygotsky; 437-445 | Educação; v. 41 n. 3 (2018): Dossiê: A Defectologia de Vygotsky; 437-445 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.3
Assuntos
Children’s literature | Experience | Moral subject | Technologies of the self. | Literatura infantil | Experiência | Sujeito moral | Tecnologias do eu. | Literatura infantil | Experiencia | Sujeto moral | Tecnologías del yo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion