Descrição
Este artigo questiona as presenças da cidade e do campo no nuevo cine argentino e, em particular, no filme Mundo grua, de Pablo Trapero. Acompanhando uma das tendências do período, nas obras do diretor nota-se uma reformulação de tais espaços, gradualmente associada a uma ênfase aos interstícios da sociedade. Após debater as noções de cidade e campo nas ciências humanas e no nuevo cine, sua configuração em Mundo grua será analisada em sintonia com a noção de paisagem, que abrange as relações estabelecidas entre personagens e espaços, bem como a coexistência de referenciais narrativos em práticas de fronteira. No filme em questão, nota-se um cotejo particular entre a tendência documentarizante, os fragmentos do road movie e uma construção criativa de não lugares, que aqui colaboram para a união da cidade e do campo como espaços de exploração do operário, com algum vislumbre utópico.||This article questions the presence of the city and the countryside in the new argentinian cine, and particularly in the film Mundo Grua (1999). In line with one of the tendences of the period, in Trapero’s films is evident a reformulation of such spaces gradually associated with an emphasis on the interstices of society. After discussing the notions of city and field in the humanities and in the nuevo cine, their configuration in Mundo Grua will be analyzed in line with the concept of landscape, that covers the relations between characters and spaces, as well as the coexistence of narrative frameworks in border practices. In the movie in question, there is a particular coexistence between the documentary trend, the road movie fragments and a creative construction of non-places, which contributes to join city and countryside as spaces of worker exploitation, with some utopian glimmer.