-
The commercialization of knowledge as an ongoing movement in contemporaneity||La mercantilización del conocimiento como movimiento en curso en la contemporaneidad||A mercantilização do conhecimento como um movimento em curso na contemporaneidade
- Voltar
Metadados
Descrição
This work presents the results of a doctoral dissertation that aimed to analyze the implications of movements for the commodification and democratization of knowledge in Education. We herein present how knowledge, as an immaterial good, is born "free", and becomes a commodity through the commodification movement, which has been operating, with greater evidence, in the arts (music and cinema), in entertainment (games), in technology (softwares) and in science (scientific literature). For this demonstration, we go through the reflection on knowledge, the commodity, the commodity as knowledge, the history of this process and its concrete manifestations in our present time, whether through efforts to maintain the status quo or the creation of new legal mechanisms or technology for the continuity and expansion of this worldview.||Este artículo presenta los resultados de una tesis doctoral que pretendía analizar las implicaciones de los movimientos de mercantilización y democratización del conocimiento en la Educación. Presentamos aquí cómo el conocimiento, como bien inmaterial, nace "libre", y se convierte en mercancía a través del movimiento de mercantilización, que ha actuado, con mayor evidencia, en las artes (música y cine), en el entretenimiento (juegos), en la tecnología (software) y en la ciencia (literatura científica). Para esta demostración, pasamos por la reflexión sobre el conocimiento, la mercancía, la mercancía como conocimiento, la historia de este proceso y sus manifestaciones concretas en nuestro tiempo actual, ya sea a través de los esfuerzos por mantener el statu quo o la creación de nuevos mecanismos legales o tecnológicos para la continuidad y expansión de esta visión del mundo.||Este trabalho apresenta resultados de tese de doutorado que teve por objetivo analisar as implicações dos movimentos pela mercantilização e democratização do conhecimento na Educação. Apresentamos aqui de que maneira o conhecimento, como bem imaterial, nasce “livre” e vai se tornando uma mercadoria por meio do movimento de mercantilização, que tem atuado, com maior evidência, nas artes (música e cinema), no entretenimento (games), na tecnologia (softwares) e na ciência (literatura científica). Para esta demonstração, perpassamos pela reflexão sobre o conhecimento, a mercadoria, a mercadoria como conhecimento, o histórico desse processo e as suas manifestações concretas em nosso tempo presente, seja por meio de esforços de manutenção do status quo ou da criação de novas mecanismos jurídicos ou tecnologia para a continuidade e ampliação dessa visão de mundo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fernandes de Alencar, Anderson | Gadotti, Moacir
Data
14 de outubro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22006 | 10.5585/eccos.n62.22006
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 62: Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora; e22006 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
commodification | knowledge | privatization | intellectual goods | education. | mercantilización | conocimiento | privatización | bienes intelectuales | educación. | mercantilização | conhecimento | privatização | bens intelectuais | educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion