-
The construction of decolonial pedagogies in indigenous school curricula||A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper argues that Indigenous schools have been constructing intercultural curricula and decolonial pedagogies. It is based on both interculturality theorists and a field research carried out with Indigenous students, all of them with a master’s degree in education. Data were obtained from both semi-structured interviews with indigenous people in the second half of 2017, with a focus on Terena, Guarani and Tuyuca ethnicities, and analysis of these subjects’ dissertations. From the research, it is possible to conclude that the construction of curricula and decolonial pedagogies is mainly based on both the strong bond the Indigenous students keep with their communities and the perspective that difference between knowledges do not necessarily mean hierarchization and disqualification, but it may mean complementarity. ||O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestres de 2017, contemplando a etnia Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Backes, José Licínio
Data
20 de março de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8290 | 10.5585/eccos.n45.8290
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 41-58 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Community. Curricula. Indigenous Schools. Interculturality. Decolonial Pedagogies | Pedagogias decoloniais. Escolas indígenas. Currículos. Interculturalidade. Comunidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion